O problema número um que as pequenas empresas enfrentam hoje não é mais a inflação, mas sim encontrar e reter funcionários competentes e confiáveis.
Os trabalhadores de hoje, especialmente a geração do milênio, exigem mais do que um contracheque para aceitar um emprego, e o trabalho remoto permitiu que muitos aceitassem empregos em todo o país sem sair do sofá.
Então, com o desemprego no nível mais baixo dos últimos 50 anos, quais são algumas estratégias para encontrar os trabalhadores de que sua empresa precisa?
Para começar, a solução óbvia deveria ser oferecer salários mais altos. Embora essa prática possa funcionar, ela é insustentável para muitas pequenas empresas que operam com orçamentos apertados.
Mike Zaffaroni, CEO da Liberty Landscape Supply em Jacksonville, Flórida, EUA, explica como um de seus anos mais difíceis obteve um aumento de 10% na receita, mas um aumento de 40% nas despesas com folha de pagamento. “É impossível administrar um negócio de sucesso e crescer com essa equação”, diz Zaffaroni.
Zaffaroni é um exemplo de empresário que agora não consegue encontrar os trabalhadores necessários para atender às suas necessidades. Essa narrativa sugere que pequenas empresas como a Liberty Landscape precisam começar a procurar soluções mais criativas.
Novas formas de atrair e reter funcionários em um mercado de trabalho apertado
1. Reumanize o processo de inscrição
Se já procurou um emprego, está familiarizado com a sensação de desânimo de enviar centenas de currículos e não receber nem mesmo uma resposta, muito menos um pedido de entrevista ou oferta de emprego. Isso acontece com todos, desde um recém-formado até um executivo sênior com 20 anos de experiência.
No actual ambiente de contratação, os proprietários de pequenas empresas podem obter uma vantagem por colocar um esforço extra para responder aos candidatos. Saïd Eastman, CEO da JobsInTheUS.com, um conselho nacional de empregos on-line, diz que há etapas fáceis para remediar os problemas de comunicação como parte do processo de solicitação de emprego on-line.
“Configurar uma resposta automática por e-mail para inscrições concluídas é uma óptima maneira de evitar que os candidatos se sintam no escuro”, diz ele.
“Disponibilizar um número de telefone ou endereço de e-mail prontamente para responder a perguntas sobre o processo de inscrição cria uma experiência mais humana .”
Responder aos candidatos, mesmo aqueles que você não pode contratar, imediatamente o diferencia de outros empregadores em potencial e demonstra que você é uma empresa que respeita as necessidades e os sentimentos de seus funcionários.
Além disso, mostra aos seus funcionários existentes que está a tentar criar uma cultura de empresa em que as necessidades dos trabalhadores vêm em primeiro lugar e a preocupação não está apenas nos resultados. Isso é extremamente importante para os trabalhadores mais jovens hoje.
2. Ofereça flexibilidade de trabalho
Muitas pequenas empresas não estão dispostas a oferecer oportunidades remotas ou mesmo híbridas para seus funcionários, em parte porque não confiam que os funcionários farão seu trabalho. Para outros, como varejistas e restaurantes, o trabalho remoto nem é uma opção, com ou sem confiança.
É, no entanto, importante construir e demonstrar confiança com os funcionários para criar um ambiente de negócios saudável. Existem algumas maneiras de as pequenas empresas mostrarem confiança e cuidado com os funcionários sem conceder trabalho remoto em tempo integral.
A primeira é oferecer trabalho remoto como um benefício merecido. Os funcionários que demonstram confiabilidade podem receber a capacidade de fazer algum trabalho remoto. Essa estratégia pode promover um sentimento positivo entre os funcionários. Outra solução é oferecer flexibilidade e permitir que os funcionários tenham alguma folga com suas horas no escritório. Um exemplo disso seria deixar os funcionários buscarem seus filhos na escola. Flexibilidade significa ir além das rigorosas nove às cinco para mostrar aos funcionários que o local de trabalho pode ser um ambiente favorável.
Ambas as estratégias demonstram aos funcionários os benefícios de trabalhar em uma pequena empresa.
3. Construa uma marca local
Como a construção da marca pode se tornar uma solução de contratação? De acordo com Eastman, ser local é uma força a ser elogiada. Ele explica: “As pequenas empresas têm a vantagem de fazer parte de uma comunidade, conhecer os seus funcionários e as suas famílias e oferecer flexibilidade que muitas empresas maiores não podem oferecer. Eles têm que contar essa história.”
A narrativa popular na mídia é de funcionários a deixar pequenas empresas por salários mais altos e melhores benefícios. No entanto, a história que não está a ser contada é a do funcionário leal que opta por permanecer numa pequena empresa devido aos benefícios advindos de ter conexões pessoais e um ambiente de trabalho confortável. As pequenas empresas precisam promover-se como tendo qualidades com as quais os empregadores maiores não podem competir.
Primeiro, encontre maneiras da sua empresa e os seus funcionários participarem de organizações comunitárias, como câmaras de comércio e organizações sem fins lucrativos.
Essas organizações cívicas oferecem networking, desenvolvimento profissional e actividades de caridade para retribuir. Isso é especialmente importante no ambiente pós-Covid, quando os eventos presenciais estão a voltar com vigor renovado. Ao fornecer essas oportunidades, você pode diferenciar o seu negócio para os trabalhadores como algo mais do que apenas um contracheque, mas como uma parte importante da comunidade.
Em segundo lugar, embora os sites sejam frequentemente considerados um mecanismo para atingir um público mais amplo fora de sua comunidade local, um site robusto com conteúdo novo continua a ser a melhor maneira de interagir localmente.
Surpreendentemente, muitas pequenas empresas ainda não têm sites, algumas optam agora apenas por uma presença na mídia social. Criar um site é uma etapa simples, de baixo custo e recompensadora para obter o reconhecimento da marca local. Um site da empresa deve conter todas as informações relevantes sobre o negócio e ter conteúdo original para atrair o interesse no negócio.
Depois de ter uma presença na web, é essencial manter o conteúdo fresco, actualizado e criativo. Isso não apenas manterá seus clientes voltando, mas também ajudará nas classificações de SEO. De acordo com Eastman, existem maneiras fáceis de manter o conteúdo actualizado. “Os restaurantes podem postar receitas de comida ou bebida, os retalhistas podem oferecer descontos e perfis de produtos, e uma dica da semana é sempre bem-vinda dos clientes.” Depois de criar esse conteúdo original, pode oferecer mais engajamento compartilhando-o nas mídias sociais e por e-mail. Essa marca local ajuda a divulgar sua empresa e também aumenta a conscientização entre os funcionários em potencial de que sua empresa é um lugar onde eles desejam trabalhar.
Soluções criativas são a chave para a contratação de pequenas empresas
A baixa taxa de desemprego tem sido um dos principais indicadores de uma economia forte, que continua mostrando sinais de resiliência, apesar dos repetidos aumentos das taxas de juros pelo Fed. Isso é um consolo para pequenos empregadores que não conseguem gerar receita ou crescer sem trabalhadores confiáveis.
Mas, se existe algo mais resiliente que a economia, são os pequenos negócios. Com algum pensamento criativo, construção de marca e valor da comunidade, empresas menores podem atrair os trabalhadores de que precisam.
FORBES