0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

11 passos para validar uma ideia de negócio lucrativo

Data:

Caro leitor, possui uma ideia brilhante, mas está com medo de que ela não seja vendida no mercado? Se SIM, aqui estão 11 passos simples para validar a sua ideia de negócio.

Uma das primeiras coisas que um empreendedor deve fazer depois de se deparar com aquele momento luminoso é garantir que essa grande ideia de negócio seja de facto vendável. A única forma de garantir isso é validando a sua ideia de negócio.

Mas afinal, o que é validação da ideia de negócio?

A validação de negócios é uma pesquisa que geralmente é realizada por um empreendedor para garantir que a sua ideia de negócio terá um público pagante sustentável e crescente em questão de dias ou semanas, em vez de perder meses ou anos a construir um produto final que ninguém vai pagar.
A validação é, portanto, projectada para fornecer a si os primeiros clientes pagantes e uma base para o crescimento futuro do seu negócio.

Embora realizar a validação de negócios seja muito importante para a vida do seu negócio, deve-se observar que a validação não é uma garantia de que a sua ideia de negócio terá sucesso porque leva tempo para que as pessoas construam confiança, especialmente pessoas que não o fazem.

Se tem uma ideia de negócio, mas não sabe como provar que ela será um sucesso, os passos abaixo o ajudarão a comprovar a validade (ou não) do seu negócio em pouco tempo.

Eis as 11 etapas simples para validar uma ideia de negócio

  1. Pesquise a ideia de negócio

A primeira coisa a fazer ao validar uma nova ideia de negócio é pesquisar a fundo a ideia e ver de que forma esta se encaixa no mercado. Se perceber que há muito poucas pessoas a fazerem o negócio que pretende, isso deve ser motivo de preocupação. Este fenómeno por vezes significa que os empresários perceberam por experiência própria que esta sua ideia de negócio não é lucrativa.

A maioria das pessoas pensa que a concorrência é ruim, especialmente quando sentem que alguém as venceu e construiu e comercializou o seu produto antes delas. Os empreendedores, porém, sabem que a competição é uma coisa boa porque outra pessoa já gastou tempo e dinheiro para validar essa ideia para você.

Além disso, tem uma vantagem que chega mais tarde – não apenas saber que existe mercado para aquele produto – mas também saber o que pode ser feito melhor. Isso significa que outra pessoa assumiu o risco por si. Nesse sentido, precisa testar bem as suas ideias e não apenas presumir que, porque ninguém ou muito poucas pessoas estão a fazer o negócio, vais entrar em acção e ganhar algum ou muito dinheiro com isso.

  1. A sua ideia tem uma rota de lucro clara?

O principal objectivo de qualquer negócio é obter lucro, portanto, a sua ideia de negócio deve ter uma rota claramente definida para ganhar dinheiro. Deve observar que seria difícil levantar capital inicial para uma empresa que não tivesse uma rota clara de lucro.

As empresas precisam de dinheiro para crescer e florescer, então precisa determinar se esta sua ideia de negócio seria capaz de gerar o dinheiro que a sustentaria no futuro. Se o seu negócio não tem como obter lucro, deve saber que se trata de um hobby e deve tratá-lo como tal.

  1. Teste o tamanho do seu mercado usando anúncios
O tamanho do mercado disponível para a sua empresa ajudaria a decidir se ela teria sucesso ou fracassaria. Uma boa maneira de testar o tamanho do seu mercado é realizar uma pequena campanha publicitária. Isso ajudaria-lhe a restringir o seu mercado para obter o tamanho de mercado específico que está disponível para si. Pode executar pequenas campanhas publicitárias por fazer recurso a qualquer plataforma possível (Facebook Ads, Google Adwords, Twitter Ads) de forma barata ou gratuita.

Todas essas plataformas oferecem cupons para créditos de publicidade gratuitos. Provavelmente já os viu a flutuarem pela Internet e são bastante fáceis de obter. Pode usar os anúncios do Facebook para validar um novo conceito de negócio, por gastar cerca de US$ 100 em anúncios do Facebook por uma semana para gerar leads, o que pode levar a conversas telefônicas e até mesmo à realização de vendas.

  1. Seu produto ou serviço atende a uma necessidade do mercado?

Todo negócio de sucesso tem um papel que desempenha no mercado e, portanto, a sua ideia de negócio deve ter como objectivo atender a uma necessidade. Esta é a única maneira de as pessoas pagarem por isso. Pense no que o torna único e no toque especial que dá ao seu negócio, tornando-o diferente.

Se não conseguir encontrar nada único sobre o seu negócio, é melhor nem mesmo iniciá-lo, pois ele se perderia no mar de empresas semelhantes no sector que já fizeram o seu nome.

  1. Rasgue a ideia em pedaços e veja se ela ainda permanece

Nossas ideias de negócios costumam ser nossos bebês e tendemos a tratá-los como tal; mas para que a sua empresa consiga enfrentar a acirrada concorrência do mercado, ela precisa ser fortalecida. Precisa despedaçar a sua ideia de negócio e ver se ela ainda permanecerá de pé.

Se a ideia sobreviver, deverá prosseguir; caso contrário, deverá começar a formar outras ideias. Qualquer ideia que não resista ao escrutínio, teste, competição, etc. pode ser uma perda de tempo. Se não conseguir fazer isso sozinho, poderá contratar um especialista para ajudá-lo no processo ou até mesmo contratar um amigo, família ou mentor para fazer isso.

  1. Faça um grupo focal

Manter um grupo focal é outra forma de validar sua ideia de negócio. A essência da criação de um grupo focal é ter certeza de que está a construir algo que eles realmente precisarão e desejarão o suficiente para pagar.

Aqui, deve reunir um grupo de pessoas que provavelmente seriam os seus clientes em potencial. Alguns dos lugares onde pode encontrar essas pessoas incluem mídias sociais, clubes do livro, pequenos grupos, redes de negócios, etc. Deve tentar evitar usar amigos e familiares no seu grupo focal, pois é impossível para eles fornecerem feedback imparcial.

Depois de enviar mensagens de texto, e-mails e mensagens para amigos, ex-colegas de trabalho e conhecidos por apenas uma semana, descobrirá que conquistou um bom número de assinantes de e-mail para seu grupo focal.

Pode começar a construir o seu grupo focal imediatamente por entrar em contacto com amigos, familiares, colegas de trabalho, ex-colegas de trabalho, outros profissionais com quem trabalhou, colegas ou ex-colegas de escola, professores ou professores que você teve, colegas de clubes, sociedades , grupos ou redes de encontro em que você participa.

Também pode percorrer as suas mensagens de texto recentes, navegar pelas últimas centenas de e-mails pessoais, aceder a sua lista de amigos do Facebook, lista de conexões do LinkedIn e verificar seus seguidores no Twitter. Procure pessoas que conheça, que ache que possam ter interesse no que está a  construir. Em seguida, encontre as pessoas que expressam interesse na sua ideia, pergunte se há mais alguém que eles conheçam que possa estar entusiasmado com o que está construir.
  1. Divulgue seu conceito nas redes sociais

O principal objectivo de divulgar a sua ideia de negócio nas redes sociais é ver se vais obter uma boa resposta. Pode testá-lo num grupo do Linkedin para avaliar a resposta, colocá-lo no Facebook para ver se a sua postagem recebe curtidas ou postar no Twitter para ver se recebe algum retuíte. Quora também é outra boa rede da qual pode aproveitar porque a multidão no quora sempre lhe dará feedback objectivo.

  1. Leve sua ideia para a cidade

Depois de se familiarizar com certos aspectos da sua ideia de negócio, agora é hora de aproveitá-la para conhecer pessoas reais que fazem parte do seu mercado-alvo. O objectivo é saber ainda mais se a sua ideia de negócio pode se firmar no mercado.

Aqui, precisa ir a uma cafeteria ou restaurante fast-food na sua região e tentar conversar com cerca de 20 de seus clientes no espaço de um dia. Pode começar com: “Olá, sou um pesquisador por fazer um projecto em XYZ. Posso te fazer algumas perguntas?”

Se eles disserem que sim, a próxima pergunta que você fará será o hábito de consumo na sua categoria de produto. Eles usam o produto XYZ (seu concorrente)? Por que ou por que não? Quando eles usam XYZ? Há algo frustrante em usar XYZ? As respostas lhe dirão com que tipo de consumidor está a falar, se este seria o seu cliente-alvo e se falta algo no mercado que você possa oferecer.

Se descobrir que as pessoas estão a depreciar educadamente o seu produto, terá que descobrir o porquê para ver se pode melhorá-lo ainda mais. Se a certa altura descobrir que está a se esforçar demais para convencer as pessoas sobre o produto, então sabe que a sua ideia pode nunca chegar ao mercado.

Se por outro lado a pessoa gostar da sua ideia e disser que ela mesma usaria o seu produto, saiba que você está chegando a algum lugar, mas não fique muito animado ainda. Sua ideia não é validada até que as pessoas estejam dispostas a investir alguns recursos para demonstrar seu interesse.

Pergunte se eles gostariam de se inscrever como usuários ou forneça o endereço de e-mail para que possa avisá-los quando o produto for lançado em alguns meses. Se eles disserem que sim, parabéns! “Acabaste” de validar a sua ideia numa pessoa e também “conseguiste” um cliente potencial.

  1. Encontre e desenvolva a sua vantagem competitiva

Nesta fase de validação da sua ideia, teve uma série de conversas significativas com o seu público-alvo e construiu uma pequena lista de pessoas interessadas em obter actualizações sobre a sua próxima ideia de negócio.

Uma vantagem competitiva é definida como a sua vantagem exclusiva que permite que você, como empresa, gere maiores vendas ou margens e/ou adquira e retenha mais clientes do que os concorrentes. Resumindo, é o que faz do seu negócio, o seu negócio.

A sua vantagem competitiva pode vir de muitas formas diferentes, incluindo a sua estrutura de custos, oferta de produtos, rede de distribuição, suporte ao cliente, o seu próprio conjunto de habilidades pessoais, a sua experiência, conhecimento do sector, relacionamentos estratégicos, uma marca pessoal poderosa, um público grande e engajado que você possui. construído etc

A força da sua vantagem competitiva afectará muito os resultados iniciais na validação da sua ideia.

Para obter a(s) vantagem(s) competitiva(s) da sua ideia, comece por examinar cuidadosamente todos os e-mails de feedback, notas de conversas e ideias que gravou das conversas do seu público-alvo até agora. Procure pontos em comum, tendências, insights surpreendentes e ideias particularmente interessantes que chamem a sua atenção. Destaque-os como propostas de valor potenciais às quais recorrer para desenvolver sua vantagem competitiva.

  1. Obtenha uma prova do seu conceito

Agora que tem um público pequeno (mas crescente), conhece a oferta específica com a qual deseja validar a sua ideia. Uma prova de conceito bem executada é projectada para ajudá-lo a verificar se a sua solução resolve o problema que está a tentar resolver, confirmar se a sua solução é valorizada por seus futuros clientes e determinar se as pessoas pagarão ou não por sua solução.

Não existe uma métrica de sucesso definitiva e generalizada para todas as provas de conceitos, mas é sempre recomendável definir uma meta de gerar uma quantia específica de receita a partir de um número predefinido de clientes pagantes. Aqui estão alguns exemplos populares de metas de prova de conceito que pode definir para a sua ideia de negócio:
  • 10 pré-encomendas para o seu próximo produto ou serviço
  • Gerar $ 100 em comissões de afiliados
  • Conseguir 100 ouvintes no seu primeiro episódio de podcast
  • Conseguir que uma proposta do livro seja aceita por uma editora
  • 100 inscritos na lista de espera etc.

Depois de fazer com que as pessoas confiem no seu produto a ponto de pagar por um produto inexistente, saberá que o seu produto ou negócio certamente teria um bom desempenho no mercado. Em essência, validaste a sua ideia de negócio.

  1. Teste, teste e teste novamente

Depois de ter passado pela validação inicial, não conclua apenas, especialmente se os seus resultados não corresponderem aos objectivos que tem em mente. Tem que modificar a sua ideia e testá-la novamente.

Deve continuar a testar todos os aspectos do seu modelo de negócios: segmentos de clientes, Proposta de valor, Canais de vendas, etc. para validação até que tenha um produto adequado ao mercado e possa dimensionar o seu marketing, vendas e entrega.

6 razões pelas quais os testes de validação de ideias de negócios falham

Vários empreendedores chegaram ao resultado nulo após realizarem uma validação das suas ideias de negócio. Existem alguns motivos pelos quais a validação de ideias de negócios falha e incluem;

  • Argumentando para o público errado: se atingir um público errado ao conduzir a validação do seu negócio, então a sua validação provavelmente falhará.
  • Não chegar a um público grande o suficiente: quanto maior for o seu público, mais precisa e responsiva será a sua validação. Alguns empreendedores utilizam apenas um ou dois métodos de validação, mas isso não lhes daria o resultado desejado. Precisa cobrir o máximo possível de motivos com sua ideia de negócio.
  • Não criar valor percebido suficiente no seu teste de conceito: se o seu teste de conceito não for suficiente, não obterá resultados precisos.
  • Não ter ou destacar as propostas de valor certas.
  • Definir o preço da encomenda da sua ideia de negócio acima do que seu público pagará: é óptimo valorizar muito a sua ideia de negócio, mas se superestimar o preço, afastará os clientes em potencial.
  • As soluções existentes no mercado já são boas o suficiente: isto normalmente é raro, mas ainda é possível que as soluções no mercado sejam suficientes, pelo menos por enquanto. 
  • O que o empreendedor pode fazer nesta situação é modificar novamente a sua ideia de negócio e tentar novamente.

Profit Venture

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...