O jornalista russo Arkady Babchenko foi notícia esta terça-feira por ter sido alegadamente assasinado na Ucrânia. Crítico do regime de Putin, Babchenko terá encontrado à porta de casa aparentemente com vários tiros nas costas.

No Facebook, o deputado ucraniano Anton Gerashenko chegou a afirmar que um assassino desconhecido esperou nas escadas e atacou Babchenko por trás, enquanto o jornalista abria a porta de casa, depois de ter ido à rua comprar pão.

De acordo com a polícia ucraniana, a vítima foi encontrada pela mulher ainda com vida. Acabaria por morrer na ambulância, a caminho do hospital, foi relatado.

Em declarações aos jornalistas, o Chefe de Polícia de Kiev, Andrey Krischenko, afirmou que, “tendo em conta a sua posição cívica e atividade profissional, este crime está relacionado com a sua profissão”.

“Poderão surgir novas versões, após as análises ao local do crime e interrogatório às testemunhas”, acrescentou Andrey Krischenko.

Babchenko está exilado na Ucrânia, alegando já não se sentir seguro na Rússia. Deixou o país-natal em 2017, ano em que publicou no jornal inglês The Guardian um artigo sobre a perseguição política cometida por Putin.

Atualmente o jornalista estará a preparar para escrever sobre os bombardeamentos russos em Aleppo, na Síria.

Euronews