Se procura o segredo de um negócio de sucesso, uma das chaves são os estilos de liderança. Aprenda os diferentes tipos de estilos de liderança, quando usá-los e como pode melhorar suas habilidades.
Grande liderança faz grandes negócios. Os líderes são essenciais para definir e manter uma visão para uma empresa e mostrar aos responsáveis e funcionários como levar essa visão ao mundo.
Algumas pessoas são líderes naturais. Outros precisam aprender a habilidade de liderança. A maioria das pessoas é mais forte em algumas áreas de liderança do que em outras.
Se pretende tornar-se um líder melhor, este artigo é para si. Isso o ajudará a entender alguns dos diferentes tipos de estilos e estruturas de liderança. Com certeza que também aprenderá quando usá-los e ainda a melhorar seus estilos e habilidades de liderança.
Estilos de Liderança Definidos
Quando falamos de estilos de liderança, queremos dizer como os líderes agem ao geririr e motivar os membros de sua equipa, associados ou funcionários. Também inclui como os líderes se comportam ao dirigir, criar estratégias e implementar planos.
Importância dos Estilos de Liderança
O seu estilo de liderança cumpre um papel fundamental em quão bem-sucedido pode influenciar o comportamento de outras pessoas dentro da sua organização. Como ferramenta para a motivação dos funcionários, seu estilo de liderança pode ajudá-lo a melhorar a comunicação, a colaboração e o desempenho da equipa. Esses, por sua vez, facilitam o posicionamento do órgão que dirige para o sucesso, crescimento e a inovação dos negócios.
Como aponta a CEO da General Motors Mary Barra :
“Se conquistarmos os corações e mentes dos funcionários, teremos mais sucesso nos negócios.”
É por isso que é tão crucial entender os diferentes tipos de estilos de liderança, identificar os seus próprios e saber qual estilo de liderança é apropriado.
9 Principais Tipos de Estilos e Estruturas de Liderança
Agora, vamos ver alguns dos diferentes estilos de liderança.
1. Estilos de Liderança de Lewin
Uma maneira comum de pensar sobre estilos de liderança é através da estrutura desenvolvida por Kurt Lewin em 1939 . Lewin determinou que havia três tipos de estilos de liderança:
- Autoritário (autocrático). Nesse estilo, os líderes direcionam o trabalho sem muita participação da equipa. Um líder autocrático assume o controlo total e assume o comando.
- Participativo (democrático). Como o nome sugere, o estilo de liderança participativa é onde os líderes orientam o trabalho do grupo, mas também o ajudam. Os líderes democráticos incentivam o envolvimento e as contribuições dos membros da equipe. Embora, os líderes são os responsáveis por tomar decisões.
- Delegação (laissez-faire). Os líderes delegativos não orientam os membros de sua equipe e deixam as decisões para o grupo.
2. Grade Gerencial Blake-Mouton
Desenvolvido pela RRBlake e JSMouton, o Blake-Mouton Managerial Grid é composto por dois eixos: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. Dependendo de sua pontuação alta ou baixa em cada área, você terá um dos seguintes estilos de liderança:
- Gestão do clube de campo (alta preocupação com as pessoas, baixa preocupação com a produção)
- Gestão empobrecida (baixa preocupação com as pessoas, baixa preocupação com a produção)
- Gestão de equipe (alta preocupação com as pessoas, alta preocupação com a produção)
- Gerenciamento de conformidade de autoridade (baixa preocupação com as pessoas, alta preocupação com a produção)
- Gestão do meio da estrada
A grade de Blake-Mouton foi criticada por se concentrar em apenas dois aspectos do desempenho da equipe.
3. Teoria do caminho-objetivo
Desenvolvida por Robert J. House, a teoria caminho-meta diz que os líderes escolhem um estilo (caminho) de liderança dependendo do objectivo (meta) que desejam alcançar. A forma como os líderes se comportam é influenciada pelas características da equipa e do ambiente. Dentro da teoria caminho-meta, existem quatro estilos principais de liderança:
- Directiva , onde os líderes sabem o que precisa acontecer e direcionam os membros da equipa de forma a ajudá-los a atingir esse objectivo. Isso funciona bem com funcionários e equipas que ainda precisam de experiência.
- Apoio , onde os líderes têm empatia pelos colegas e se preocupam com o bem-estar deles. Isso pode aumentar a satisfação no trabalho e elevar o moral.
- Orientado para a realização , que está focado em objetivos e alcançar a excelência, ao mesmo tempo em que confia nas habilidades dos funcionários.
- Participativo , que é colaborativo, envolvendo os membros da equipe nas decisões.
4. Matriz de Estilos de Liderança
A matriz de estilo de liderança foi criada por Eric Flamholtz e Yvonne Randle. Assim como a Grade Gerencial de Blake-Mouton, essa ferramenta de estilo de liderança consiste numa grade com quatro quadrantes. Existem dois eixos: programabilidade e capacidade de autonomia. Isso resulta nos seguintes estilos de liderança:
- Interactivo (alta programabilidade e capacidade de autonomia e baixa programação e capacidade de autonomia). Ambos são estilos de liderança consultiva e participativa.
- Directiva (alta programabilidade e baixa capacidade de autonomia), resultando em liderança autocrática ou benevolente autocrática.
- Não directivo (baixa programabilidade e alta capacidade de autonomia), resultando em consenso ou liderança laissez-faire.
5. Liderança Transformacional
Embora existam muitos estilos de liderança diferentes, a liderança transformacional é popular. Bernard M. Bass baseou-se em trabalhos anteriores para encontrar maneiras de medir a liderança transformacional, que Bass descreve como:
“Os líderes transformacionais ajudam os seguidores a crescer e se tornar líderes, respondendo às necessidades individuais dos seguidores, capacitando-os e alinhando os objeCtivos e metas dos seguidores individuais, do líder, do grupo e da organização maior”.
Bass sugere que a liderança de transformação consiste em 4 Eu´s:
- Eu individualizei a consideração
- Eu estimulação intelectual
- Motivação inspiradora ,
- Eu lidei com influência
Os líderes transformacionais têm um alto grau de inteligência emocional e boas habilidades de gestão de pessoas .
6. Liderança Transacional
Bass também é responsável pela teoria da liderança transacional, onde há papéis claramente definidos e uma cadeia de comando. Nesse cenário, os líderes definem a direCção e os funcionários ou membros da equipa a seguem.
7. Liderança Situacional
O modelo de liderança situacional foi desenvolvido por Paul Hersey e Ken Blanchard. Os líderes situacionais são adaptáveis e flexíveis e incentivam os membros da equipa a serem iguais. Como outros estilos de liderança, a liderança situacional funciona numa grade, por criar diferentes abordagens dependendo de quão apoiador ou directivo deseja ser:
- Direcção (alta directiva, baixo suporte)
- Coaching (alta directiva, alto suporte)
- Apoio (baixa directiva, alto apoio)
- Delegar (baixa directiva, baixo apoio)
8. Liderança Burocrática
A liderança burocrática é sobre ter uma cadeia de comando. Ao contrário da liderança autocrática, onde o líder cuida de tudo. Todos dentro de uma cadeia de liderança burocrática têm papéis e responsabilidades claros. A teoria da liderança burocrática de Weber envolve seis componentes:
- hierarquia
- divisão de trabalho
- seleção formal
- orientação profissional
- regras e regulamentos
- impessoalidade
9. Liderança Servidora
O termo liderança servidora foi cunhado por Robert K. Greenleaf. Ao contrário de alguns estilos de liderança, a liderança servidora se concentra em capacitar aqueles que trabalham para eles e atender às suas necessidades. Isso permite que eles liberem o potencial de cada funcionário e ajudem os funcionários a agir de acordo com os objectivos da empresa.
Prós e contras de diferentes estilos de liderança
Então, como os diferentes estilos de liderança se comparam? Aqui estão alguns dos prós e contras dos estilos de liderança discutidos acima.
Estilos de liderança de Lewin – prós e contras
A liderança autocrática pode ser útil para a tomada de decisões rápidas e pode resultar em maior produtividade. Mas os líderes autocráticos são frequentemente vistos como ditatoriais. Isso pode criar ambientes de trabalho tóxicos, pois os funcionários podem sentir que estão em oposição ao líder. A liderança autocrática também pode reduzir a criatividade entre a equipe.
A liderança participativa pode resultar em maior engajamento, motivação e criatividade, pois os membros da equipe sentem que seus papéis na equipe são importantes. Mas o estilo de liderança participativa pode resultar em produtividade reduzida. Se as funções dentro da equipe não forem claramente delineadas, pode haver má comunicação e más decisões.
De acordo com Lewin, a liderança delegativa resulta em menor produtividade. A menos que você esteja lidando com especialistas altamente experientes e motivados, as funções dentro do grupo geralmente não são claras. Os membros da equipe não têm motivação. Esse estilo de liderança muitas vezes pode resultar em uma cultura de culpa dentro da equipe, onde as pessoas não assumem a responsabilidade por suas ações.
Grade gerencial Blake-Mouton – prós e contras
Aqui estão os prós e contras dos estilos de liderança Blake-Mouton:
- A administração do clube de campo pode resultar em uma ótima atmosfera para os funcionários. As equipes lideradas dessa maneira podem ser desorganizadas e ter pouca produtividade .
- Gestão empobrecida . Com esse estilo de liderança, os funcionários geralmente são deixados à própria sorte quando as tarefas são entregues. O líder também não se importa muito em atingir metas de produtividade. Isso pode resultar em um alto nível de desorganização dentro de uma equipe.
- Gestão de equipe . O estilo de liderança de gestão de equipes resulta em equipes bem organizadas e altamente motivadas.
- Gerenciamento de conformidade de autoridade . Como a liderança autocrática de Lewin, esse estilo geralmente resulta em alta produtividade, mas baixa motivação dos funcionários.
- Meio da gestão da estrada . Com esse estilo de liderança, os gerentes se esforçam para equilibrar as necessidades dos funcionários e da empresa. No entanto, essa abordagem pode não ser bem-sucedida, resultando em produtividade reduzida sem grande satisfação do funcionário.
Teoria do caminho-objetivo – prós e contras
Uma das grandes vantagens da teoria caminho-meta é que ela é flexível, permitindo que os líderes mudem seus estilos conforme as situações exigirem. Essa teoria também prioriza a satisfação dos funcionários juntamente com a produtividade. Isso só funciona se os líderes já forem eficientes e capazes de adaptar seu estilo.
Matriz de estilo de liderança – prós e contras
Aplicada corretamente, a matriz de estilo de liderança pode permitir que os líderes obtenham o melhor de sua equipe. Portanto, exige que eles conheçam os membros e os objetivos de sua equipe para que possam determinar quando ser diretivos, não diretivos ou interativos, conforme a situação exigir.
Liderança Transformacional – Prós e Contras
Os líderes transformacionais inspiram e motivam suas equipas por meio de sua própria integridade, autoconsciência, empatia e autenticidade, reconhecendo todas as habilidades que os indivíduos trazem para as equipes e treinando-as e capacitando-as para crescer.
Esse tipo de liderança funciona se os funcionários respeitarem o líder. Mas esse tipo de liderança também pode levar a alta pressão e até esgotamento para alguns funcionários.
Liderança Transacional – Prós e Contras
A liderança transacional tem a vantagem da clareza: as pessoas tendem a saber o que se espera que elas façam. Esse tipo de liderança também é bom para situações de crise. Mas esse tipo de liderança tem sido criticado por ignorar as necessidades emocionais dos funcionários e sufocar a criatividade.
Liderança Situacional – Prós e Contras
Uma vantagem da liderança situacional é o foco no desenvolvimento e apoio aos membros da equipa. Outra vantagem é a flexibilidade que o sistema tem para lidar com diferentes situações. Também pode resultar em alta produtividade.
Esse estilo de liderança foi criticado por deixar a maior parte da responsabilidade para o líder. Outro contra é o foco em metas de curto prazo. Além disso, pode criar confusão porque o estilo de liderança muda de acordo com a situação.
Liderança Burocrática – Prós e Contras
Uma das vantagens da liderança burocrática é a clareza em torno de funções, responsabilidades, regulamentos e processos. Mas ter que passar tudo por uma cadeia de comando pode sufocar a criatividade, a inovação e o crescimento pessoal.
Liderança Servidora – Prós e Contras
A liderança servidora pode criar funcionários motivados e engajados, e também pode resultar em alta produtividade e criatividade. No entanto, pode resultar em uma tomada de decisão mais lenta e menos autoridade para os líderes.
Qual estilo de liderança você deve usar quando?
Com tantos tipos diferentes de estilos de liderança para escolher, como escolher? Aqui estão algumas dicas:
- Tal como viu, alguns estilos de liderança são bons para situações de crise. Outros trabalham para a gestão do dia-a-dia. Outros ainda se concentram em desenvolver e inspirar funcionários e futuros líderes. Escolha o seu estilo de liderança dependendo da situação e do seu objetivo.
- Você também pode pensar em quem está envolvido em uma situação e quem será afetado . Isso pode guiá-lo para o estilo de liderança certo em cada caso.
- Pense na implementação. Às vezes, é uma questão do que você pode fazer agora . Dizer às pessoas o que fazer pode ser uma boa abordagem de curto prazo para resolver uma necessidade imediata. A longo prazo, você pode querer desenvolver estilos de liderança que exijam mais inteligência emocional.
Como melhorar seu estilo de liderança
Se você deseja melhorar sua capacidade de liderança , use as ferramentas compartilhadas acima para identificar seu estilo de liderança. Você também pode pensar nas principais qualidades de liderança , como comunicação, determinação, empoderamento, empatia e muito mais, e ver em quais delas você precisa trabalhar. Além disso, a prática leva à perfeição. Procure oportunidades para assumir a liderança e desenvolver suas qualidades de liderança.
ENVANTO