A derrota do MPLA em Luanda nas eleições de 24 de Agosto deste ano, onde o partido no poder conseguiu dois dos cinco deputados em disputa, vai dominar os debates na VIII Conferência Provincial extraordinária dos “camaradas” marcada para o próximo sábado, 08.
Toda a documentação está preparada para que no sábado, 08 de Outubro, os membros do comité provincial de Luanda do MPLA elejam o seu primeiro secretário”, disse aos jornalistas o secretário provincial, Bento Bento.
Na corrida à liderança partidária em Luanda estão Manuel Homem, nomeado governador provincial há menos de duas semanas e Bento Bento, o actual 1º secretário provincial do MPLA.
De acordo com fontes, a discussão em torno do que levou ao resultado eleitoral do MPLA em Luanda é inevitável, até porque é entendimento da direcção do partido que é preciso começar já a trabalhar para atacar as razões mais profundas do descontentamento popular que os números saídos das urnas demonstram existir.
As mesmas fontes apontam ainda para a urgência de focar as atenções do partido e das políticas a definir no âmbito do governo provincial, na juventude e nas suas aspirações que devem ser correspondidas na medida do possível.
As conferências provinciais extraordinárias nas provinciais de Luanda, Moxico, Bengo Malanje, Zaire, Cabinda, Lunda Norte e Kwanza Norte foram aprovadas numa reunião extraordinária do Bureau Político do MPLA, orientada pelo seu Presidente, João Lourenço.
Nas províncias do Moxico, Bengo Malanje, Zaire, Cabinda, Lunda Norte e Kwanza Norte, os actuas governadores nomeados recentemente pelo Presidente da República, serão eleitos como primeiros secretários.
NJ