Um total de 21 produtores das províncias do Bengo, Bié, Cabinda, Cuanza-Norte, Huambo, Moxico e Luanda, expõem os seus productos no Palácio de Ferro, na capital do país, durante a Feira Nacional de Cacau e Mel.
De iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, o evento visa promover o fomento e a comercialização das duas culturas agrícolas, no âmbito do programa do Executivo de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
De acordo com o porta-voz do evento, João Domba, afecto à Direcção de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, dos 21 expositores dez são produtores de Mel e os outros 11 dedicam-se ao fomento do Cacau.
João Domba disse ainda que a realização da feira vai contribuir para relançar no exterior do país o trabalho que os empreendedores de mel e cacau têm feito internamente.
” Com esta iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, os produtores locais vão ter mais vontade e dinamismo em aumentar a produção de mel e cacau. A ideia é levarmos estes empreendedores em feiras internacionais de países com que Angola possui relações diplomáticas”, disse.
A exposição vai contar com a presença dos embaixadores acreditados em Angola, sobretudo dos países que são produtores de mel e cacau, com o objectivo de constatarem o que o país produz e da possibilidade dos empresários apostarem nestas culturas.
“Africa representa 70 por cento da produção do cacau no mundo. São Tomé e Príncipe e a Cote d’Ivoire são os maiores produtores. Queremos com este evento buscar as experiências destes países para que tenhamos mais produção interna”, concluiu.
JA