0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Morte do Banco Prestígio arquitectada para salvar Banco Económico

Data:

Grupo de economistas, analistas do sector financeiro e académicos questionam a inércia do banco central por permitir fim do banco que tinha entre os accionistas filhos do falecido José Eduardo dos Santos.

Os analistas consideram que o BNA é forte com os fracos e fraco com os fortes. Salvar o Banco Económico teve como efeito colateral a morte do Banco Prestígio, já que os seus accionistas não conseguiram aceder ao dinheiro que tinham depositado no ex-BESA e que tinha como destino um aumento de capital, naquele que no final de 2021 foi o segundo menor banco em activos do sistema financeiro nacional.

O Prestigio viu a sua licença revogada a 30 de Setembro, com o Banco Nacional de Angola (BNA) a justificar esta decisão com a “reiterada violação de requisitos prudenciais.

Entre as violações, consta a manutenção dos fundos próprios regulamentares e rácios de fundos próprios abaixo do mínimo legal, ineficácia, indisponibilidade accionista e a inexistência de soluções credíveis para a recapitalização do banco”.

No entanto, de acordo com uma nota da instituição bancária, parte dos seus accionistas têm depósitos no Banco Económico e foram “apanhados” pelo já moroso processo de reestruturação daquela instituição bancária.

Isto porque como a solução para o ex-BESA gizada entre o banco e o BNA passava por transformar os depósitos dos seus maiores depositantes em capital do banco, numa altura em que a instituição se debatia com graves dificuldades de liquidez, o Económico acabou por não efectuar “as transferências solicitadas” pelos accionistas do Prestígio, “mesmo após duas reclamações ao supervisor”.

Segundo a nota, sobre este incumprimento, o BNA apenas respondeu que a instituição ou accionistas devem reclamar “os direitos que lhe assiste, recorrendo a outros meios de resolução de litígios”.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...

Músico Sean ‘Diddy’ Combs é preso sob várias acusações

O músico norte-americano Sean “Diddy” Combs foi preso nesta...

Custo do iPhone 16 vs salário mínimo em 10 países africanos

A pré-encomenda começou na passada, sexta-feira, 13 de Setembro...

Apple perde 100 biliões de dólares com queda de acções

As acções caíram 3% no meio da tarde, eliminando...