O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto Oliveira, afirmou nesta segunda-feira (10), em Moscovo, Rússia, que estão criadas todas as condições técnicas para o lançamento em órbita hoje do Angosat-2.
Estas declarações foram prestadas após a chegada do ministro, que se faz acompanhar de uma delegação de alto nível e do embaixador de Angola na República Federativa da Rússia, Augusto da Silva Cunha.
Na ocasião, Mário Oliveira salientou que a equipa de avanço já se encontra na cidade de Baikonur, Cazaquistão, onde está localizada a rampa de lançamento do foguete que vai transportar o satélite até ao espaço.
O ministro que se desloca hoje para Cazaquistão, onde será efectuado o lançamento, reiterou que todos os procedimentos técnicos foram aprovados e o satélite está em condições de ser lançado hoje.
Questionado se há algum risco de acontecer com o Angosat-2 o mesmo que sucedeu com o primeiro satélite angolano, o governante mostrou-se optimista sublinhando que “a indústria satélite é complexa e é dentro desta complexidade que temos que ver as questões probabilísticas. A tecnologia é feita por homens”.
A propósito, disse crer, tendo em conta a experiência que agrega na área das Telecomunicações e Tecnologias, bem como pelas informações reportadas a si pela equipa técnica que trabalha com a parte russa de que tudo vai correr bem.
“Tudo vai correr bem e Angola vai ter o satélite de comunicações, que vai contribuir para a melhoria e expansão das Telecomunicações, serviços como Internet, que vão contribuir para a modernização administrativa do Estado, a Educação, TeleSaúde e TeleMedicina”, frisou.
Para o ministro Mário Oliveira, há um conjunto de serviços que com a entrada do Angosat-2, poderão dar um contributo muito grande para a melhoria e modernização destes dos mesmos.
JA




