0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

3 anos da morte de Luther Rescova: o legado de um líder visionário

Data:

O dia da morte de Sérgio Luther Rescova passou despercebido no país e até mesmo no seio do universo juvenil que um dia ele liderou. O Canfeu, que durante algum tempo esteve sob sua liderança  não fez qualquer referência à “efeméride” ou pelo contrário, isso sim fez, ofuscou à memória inolvidável de Luther.

Rescova morreu em 9 de outubro de 2020, aos 40 anos, vítima de complicações da Covid-19. Era um jovem político promissor, com uma carreira meteórica no Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder.

O CANFEU (Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários) é só uma das iniciativas que, Luther legou à juventude do seu partido e quiçá do país. Passados 3 anos da sua morte, ante aos seus feitos, era expectável que o dia 9 de Outubro, tivesse um peso maior na agenda das efemérides do país, Principalmente as voltadas para os jovens, com grande peso para os do seu Partido do qual fizera parte de forma destacada.

Mas parece que, destacar-se no seio de milhares não é vocação para qualquer jovem. E de facto, o Factor X de Luther diferenciava-o dos demais. Recusava-se ser mais um. E pela forma como a data da sua morte passou despercebida, até mesmo no seio da juventude que um dia liderou, vai ser difícil emergir um Luther Rescova.

Rescova sempre foi um defensor da juventude e acreditava que o CANFEU era uma oportunidade importante para os jovens angolanos se desenvolverem pessoal e profissionalmente. Sob sua liderança, o CANFEU passou a incluir um maior número de atividades culturais e esportivas, além de programas de formação e capacitação.

Líder carismático

Rescova era conhecido por seu carisma e seu compromisso com o desenvolvimento do país. Foi primeiro secretário nacional da JMPLA, deputado pelo MPLA e governador das províncias de Luanda, de Janeiro de 2019 a Maio de 2020, e do Uíge até à data da sua morte, em Outubro de 2020.

Em seu curto mandato como governador, Rescova implementou uma série de projetos de desenvolvimento, incluindo a construção de novas escolas e hospitais, e a melhoria da infraestrutura da cidade. Ele também foi um defensor da juventude e da igualdade de género.

Morte prematura

A morte de Rescova foi um choque para o país, pois era considerado um dos políticos mais promissores da geração mais jovem do MPLA. Em seu elogio fúnebre, o Presidente da República João Lourenço disse que Rescova era um “filho da pátria” que “perdemos cedo demais”.

Sérgio Luther Rescova Joaquim nasceu a 16 de Maio de 1980, no município da Damba (província do Uíge), formou-se em Direito pela Universidade Católica de Angola, tendo depois completado o mestrado em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Os feitos de Sérgio Luther Rescova como governador de Luanda!

  • Luanda passou a ter mais transportes públicos. Luanda ganhou mais de 50 novos Autocarros públicos durante a sua governação
  • Luanda ganhou mais vias secundárias e terciarias, com abertura de novas estradas e tapa buracos nas estradas críticas
  • Luanda teve redução de lixo na via pública, a cidade ficou mais limpa
  • Criou cozinhas comunitárias em zonas com maior índices de probreza
  • Criou centro de acolhimento comunitário para crianças e adultos que viviam na rua
  • Criou o programa Luanda Solidária, de combate a Covid-19, para ajudar as famílias que mais sofrem com a crise provocada pela pandemia
  • Tirou os idosos das condições péssimas do lar da terceira idade (Beiral). E lhes colocou no complexo com as melhores condições de comunidade, em Viana, e so voltam até terminar a obra de reabilitação do Beiral
  • Reabilitação da Escola Cubana e faz a devolução do troco da obra ao cofre do Estado
  • Removeu a Grua do Prenda de 40 anos de existência e que era um perigo para a população local.

Apresentado livro sobre  vida e obra de Sérgio Luther Rescova

A obra “Monó o legado de Sérgio Luther Rescova”, da autoria de Manuel Nhanga Salvador, foi apresentada a 30 de Julho de 2021, em Luanda, num acto em que foram enaltecidas as virtudes do político e líder juvenil.

A apresentação da obra foi feita por Sebastião dos Santos, contemporâneo de Sérgio Luther Rescova, na presença do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

Sebastião dos Santos exortou todas as franjas da sociedade a seguirem e estudarem o legado de Sérgio Luther Rescova e a terem-no como um exemplo de humildade, humanismo e responsabilidade.

O ex Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, no prefácio da obra refere que a mesma reflecte a grandeza de Sérgio Luther Rescova Joaquim, destacando a sua trajectória como estudante universitário, docente e político, com realce para a sua passagem por vários cargos, desde dirigente juvenil, associativo, deputado, até governador provincial.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...