O marketing para os seus serviços e do seu negócio pelo YouTube parece super simples, mas existem directrizes a serem observadas se deseja que seus vídeos sejam encontrados.
Aproveitar o YouTube significa ser capaz de conhecer e entender os usuários da plataforma, quais métricas acompanhar e sobre que conteúdo criar em primeiro lugar. Quando resolver essas peças do quebra-cabeça, o seu canal se tornará uma extensão natural de seus esforços de geração de leads.
Aqui estão três coisas para se ter em mente ao fazer marketing no Youtube:
1. Obedeça às leis de SEO do YouTube
SEO (optimização para mecanismos de pesquisa) é um termo sofisticado para tornar o seu conteúdo visível nos mecanismos de pesquisa, de modo que, quando as pessoas pesquisam um termo, seu conteúdo apareça nos resultados de pesquisa.
Noutras palavras, se estiver a procurar por “como iniciar um podcast com um iPhone”, o seu conteúdo deve ser optimizado com palavras-chave, tags e um título que suporte essa frase de pesquisa.
Outro ponto a ser lembrado é que não deve criar conteúdo que as pessoas não interessadas. Se você está tentar responder a uma pergunta que as pessoas não têm interesse ou tentar resolver um problema que não existe, os seus vídeos não chegarão a lugar algum e as pessoas não encontrarão a sua empresa ou seu conteúdo.
2. Saiba quais métricas medir
Como qualquer plataforma, existem muitas métricas que você pode usar para medir o sucesso do seu canal e sua capacidade de gerar leads e receita. Na maioria das vezes, as pessoas analisam a contagem de inscritos e o número de visualizações para medir o sucesso, mas não é isso que o YouTube gosta de ver.
O YouTube, como qualquer outra plataforma, quer manter os espectadores na plataforma pelo maior tempo possível, então vai prestar atenção às métricas para apoiar esse objectivo. Para esse fim, o que você deve prestar mais atenção é a duração média da visualização e a taxa de cliques.
A duração média da visualização é uma boa indicação de quanto tempo seus espectadores estão a assistir ao seu conteúdo. Quando isso é alto, o YouTube reconhece que seu conteúdo é bom para a plataforma e provavelmente lançará mais conteúdo na sua plataforma.
A taxa de cliques é uma medida da percentagem de espectadores que clicam na sua visualização depois que ela é apresentada (como na página inicial ou como um vídeo sugerido). Este é um sinal importante para determinar se seu conteúdo é relevante para os espectadores e tem mais chances de mantê-los na plataforma e voltar para mais.
3. Responda a perguntas específicas
As pessoas vão ao YouTube para se divertir e aprender. Afinal, o YouTube é um mecanismo de pesquisa. Seu vídeo deve ser capaz de fornecer as informações que eles precisam. Em troca, você aumenta a autoridade do seu negócio e do seu canal aos olhos do espectador. Deste modo estes serão mais propensos a conhecê-lo a si e a sua empresa.
Quando responde a perguntas específicas com seus vídeos do YouTube, pode ser tão específico quanto “Como alterar a cor de um item de menu no Elementor” (eu sei porque pesquisei exactamente isso no Google.)
Se não tiver a certeza de onde deve começar, não hesite, pode começar por alistar as 25 perguntas mais frequentes no seu nicho ou linha de trabalho. Não se preocupe que eles pareçam muito básicos porque as pessoas estão a procurar as respostas para essas perguntas.
Quanto mais vídeos produzir, maior será o seu público. Em seguida, poderá adaptar o seu conteúdo às perguntas das pessoas que pesquisam. Mas tudo começa com a resposta a perguntas específicas.
Entrepreneur