0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

43% de portadores do virús do SIDA em Angola desconhecem o diagnóstico

Data:

Angola tem perto de 43% de pessoas que vivem com VIH sem saberem do seu diagnóstico, revelou esta quinta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Carlos Alberto Pinto de Sousa afirmou que o país vive uma fase em que há uma larga percentagem de pessoas a abandonar o tratamento.

O secretário de Estado esclareceu que essas situações estão directamente ligadas a factores sociais como a baixa compreensão, estigma e discriminação, pobreza, questões de género e o charlatanismo, que prometem curas falsas, além de outras relacionadas à qualidade da assistência.

Esse quadro deve ser invertido, tendo  em conta que Angola comprometeu-se no Encontro de Alto Nível, que adoptou a Declaração Política, em 2021, a reduzir as novas infecções nos adolescentes, reduzir o estigma e a discriminação, mitigar o impacto do VIH/Sida nas populações-chave, melhorar a comunicação, envolvimento dos sectores sociais-chave e melhorar a coordenação da Resposta Nacional do VIH/Sida com todos os parceiros.

Com vista a alcançar a todas as pessoas para o diagnóstico e reduzir as perdas de seguimento, Carlos Alberto Pinto de Sousa avançou serem necessárias intervenções comunitárias e apoio social, além da organização e melhoria da qualidade dos serviços.

O secretário de Estado também fez referência da campanha “Nascer livre para brilhar”, uma iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Loureço, que permitiu reduzir a taxa de transmissão do VIH de mãe para filho, de 26%, em 2018, para 15%, em 2021.

Apesar dos problemas que enfrenta na luta contra a epidemia, referiu que Angola é um dos países com as taxas mais baixas de prevalência do VIH a nível da África subsariana.

Segundo o Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IIMS), 2015-2016, o país tem 2% de prevalência na média nacional e grandes assimetrias regionais, sendo as províncias de fronteira as que apresentam as maiores taxas.

O secretário de Esatdo avançou que entre as estratégias para o alcance das metas globais destacam-se a implantação em todo o país da estratégia “Testar e Tratar”, a expansão da oferta de Carga Viral (CV) e o Diagnóstico Precoce Infantil (DIP).

Fez ainda menção à adopção de esquemas terapêuticos mais eficazes, baseados em Dolutegravir e a adopção da estratégia de Caso Índice, para o diagnóstico do VIH, entre outros.

Carlos Alberto Pinto de Sousa fez saber que a logística de medicamentos antiretrovirais melhorou consideravelmente, após a simplificação de esquemas terapêuticos para adolescentes e adultos, a partir de Fevereiro de 2021, facto que contribuiu igualmente para a melhoria da qualidade de vida e aceitação dos utentes ao tratamento, que têm posologia confortável e drástica diminuição de efeitos colaterais.

“No quadriénio 2018-2021 até terceiro trimestre de 2022, observou-se melhoria nos serviços de diagnóstico, desenvolveu-se um conjunto de acções de âmbito preventivo e curativo e esforços foram redobrados na implementação das actividades tendentes a prevenir a transmissão vertical (de mãe para filho) do VIH”, disse.

O acto foi antecedido de uma marcha de solidariedade para com as vítimas desta pandemia, num percurso de aproximadamente três quilómetros.

JA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...