As estatísticas sugerem que a maioria das startups fracassará, com algumas estimativas a chegarem a 90% nos Estados Unidos .
Como empresário, essa estatística pode ser assustadora, especialmente ao entrar em um mercado altamente competitivo.
Hoje, o mercado é altamente orientado para a tecnologia, com as marcas mais valiosas do mundo, como Apple, Amazon, Microsoft e Google no topo da lista.
No entanto, embora saturadas, as oportunidades ainda estão a crescer à medida que mais indústrias adoptam a digitalização e a automação. A crise actual reduziu, em muitos aspectos, as barreiras à digitalização, e mais empresas se voltam activamente para novas soluções de TI em resposta às mudanças nos padrões de emprego e no comportamento do consumidor. Um mercado competitivo, entretanto, não deve impedi-lo de entrar.
Com isso em mente, aqui estão os cinco principais itens a serem considerados ao lançar uma startup em um ambiente altamente saturado e competitivo.
1. Seja perturbador
As startups de tecnologia de maior sucesso no mercado são disruptivas, ou seja, quebram paradigmas. A Netflix é um dos primeiros exemplos de disruptor, que acompanhou a morte da agregadora de vídeo e substituiu o modelo tradicional de programação de TV.
A Amazon também é um exemplo de modelo que substituiu essencialmente lojas de departamentos e lojas.
O que você vai descobrir no cerne de todas as startups disruptivas de sucesso é que elas se concentram nas necessidades do cliente . A interrupção, como tal, ocorre em todas as escalas, e a sua empresa não precisa ser a próxima Amazon a causar interrupções.
Tome a Happy Socks como exemplo. A marca se tornou um disruptivo simplesmente por projetar um novo tipo de meias estampadas coloridas promovidas por meio de mostras de vendas criativas, colaborações de celebridades e uma presença sólida na mídia social.
2. Desenvolver pesquisas voltadas para o cliente
Isso nos leva ao nosso próximo ponto: a importância de pesquisar seu mercado, seus concorrentes e seus clientes.
Mas e quanto a recolher percepções de não clientes que seus concorrentes não conseguiram converter?
Suponha que pretende estabelecer-se num mercado novo, em vez de simplesmente roubar clientes existentes de seus concorrentes. Nesse caso, os insights sobre os pontos problemáticos e as barreiras à entrada de não clientes podem ser um recurso inestimável para ajudá-lo a se diferenciar dos outros no mesmo espaço e conquistar um nicho no mercado.
Isso pode variar de pontos problemáticos financeiros a processos ou suporte. Não cometa o erro de pesquisar apenas a base de clientes existente de seus concorrentes. De insights qualitativos a quantitativos, eles serão essenciais para ajudá-lo a entregar um produto inovador e modelo de negócios .
3. Valide seu produto no início do ciclo de desenvolvimento
Embora entender os pontos fracos do cliente seja a chave para o desenvolvimento do seu produto, uma das maneiras mais eficazes de reunir feedback sobre o seu produto para o seu mercado-alvo é lançar um produto mínimo viável (MVP).
Um MVP é uma ferramenta que pode ser usada como parte de um processo para testar suas suposições, evitando que volte para a prancheta de desenho indefinidamente. Com muitas startups que falham devido a falta de necessidade do mercado, um MVP permite que você avalie o apetite por seu produto e ajuste a oferta.
Por exemplo, você pode se concentrar na integração do chat em tempo real para integração com o cliente quando não houver apetite por esse recurso entre o seu público-alvo . Ou você pode desenvolver um aplicativo quando seu cliente preferir uma solução de desktop.
O que está claro é que nada disso ficará evidente para si até que coloque o produto nas mãos do usuário final. Airbnb, Amazon, Buffer e DropBox são exemplos de empresas de sucesso que começaram por trazer um MVP para o mercado.
4. Encontre o seu propósito
Com os consumidores mais voltados para o propósito do que nunca, você deve determinar seus valores e propósito e comunicá-los por meio de suas actividades de marketing .
Embora você possa diferenciar o seu produto/serviço dos concorrentes com base no preço ou na qualidade do produto, os consumidores – principalmente a geração Y – geralmente tomam decisões de compra com base na marca com a qual sentem mais afinidade.
Cada vez mais as startups estão a nascer sem propósito. Uma das empresas orientadas para o valor mais bem-sucedidas inclui a Tesla, que visa substituir os carros a diesel tradicionais por carros eléctricos.
Outros exemplos incluem Trine , uma empresa que permite que as pessoas investam em projectos de energia solar, e Handiscover , um site de reservas de viagens que acomoda pessoas com necessidades especiais e deficiências.
5. Certifique-se de medir seu sucesso
Ter objectivos claros e saber como medir o seu sucesso em relação aos concorrentes será essencial para entender se você está no caminho do sucesso.
Além disso, medir o seu sucesso será fundamental para convencer os seus investidores e investidores em potencial de que seu negócio é confiável.
Desde o custo de aquisição do cliente (quanto paga para adquirir um novo cliente) até a taxa de consumo (quanto capital você está a gastar), esteja sempre atento às suas métricas. Isso é essencial para administrar a saúde financeira da sua empresa e, assim, operar uma empresa de sucesso.