O banco galego Abanca já confirmou a oferta de compra de 57,5% do EuroBic ao acionista Fernando Teles, avança o Jornal Económico esta sexta-feira.
Estas ações vão ser alienadas por um valor que ascende a 300 milhões de euros, sendo que o contrato final deverá ser assinado já na próxima semana, após a conclusão do processo de “due diligence” a 31 de outubro.
Antes disso já o Abanca se tinha pronunciado favoravelmente sobre os termos do acordo com o grupo de acionistas para comprar 57,5% do EuroBic. Este grupo é liderado por Fernando teles, que detém 37,5% do banco, e inclui também outros acionistas angolanos (cada um deles com 5%) como Luiz Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador.
Os restantes 5% são detidos por cinco quadros de gestão do EuroBic. O Abanca quer vir a deter 100% do banco, tendo em maio feito uma oferta de 210 milhões de euros.
Os restantes 42,5% na mira do banco galego são detidos por Isabel dos Santos, cujos processos judiciais nos quais está envolvida têm funcionado como entraves à venda.
As participações sociais que detém estão arrestadas pela Justiça angolana. A decisão final de compra do EuroBic pelo Abanca terá ainda de passar pelas autoridades regulatórias, como o Banco de Portugal (BdP), que por sua vez tem de enviar um parecer ao Banco Central Europeu (BCE) sobre o negócio.
Negócios