Com uma participação de 51%, a intenção é reforçar até 100%. Nos próximos meses pretendem implementar o novo Access Bank para Angola e tornar uma referência para o grupo.
O Access Bank PLC comprou 51% do capital social do Finibanco Angola ao Montepio Holding, no âmbito da estratégia de expansão em África.
Os accionaistas do Finibanco aprovaram a aquisição na Assembleia Geral Anual, realizada em 29 de Junho. A operação contou igualmente com as aprovações regulamentares necessárias das autoridades da Nigéria e Angola.
O Director Geral do Banco, Roosevelt Ogbonna, mostrou-se entusiasmado com a conclusão da aquisição, que se alinha estrategicamente com o objectivo de consolidar a presença na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
“Acreditamos que Angola oferece um vasto potencial de crescimento, e o Access Bank está bem posicionado para contribuir significativamente para o desenvolvimento económico do País”, disse.
De acordo com o responsável, a intenção é reforçar a participação no Finibanco até 100% para solidificar a posição no sector financeiro de Angola e permitir fornecer uma gama alargada de serviços e soluções financeiras aos clientes na região.
O presidente da Comissão Executiva do Finibanco Angola, Rui Pereira, afirmou que a notícia da conclusão da aquisição da participação de 51% no capital social do Finibanco pelo Access Bank, foi recebida com enorme satisfação.
“O Banco ao passar a integrar ao Grupo Access Bank, terá ao seu dispor condições para se afirmar no mercado como referência para os angolanos com uma proposta de valor diferenciada e inovadora que irá permitir novas oportunidades de negócio e de investimento bem como assumir um papel de relevo no apoio ao desenvolvimento da economia.
Rui Pereira acredita que nos próximos meses a instituição dará passos decisivos com vista à implementação e desenvolvimento estratégico do novo Access Bank para Angola e que, muito em breve, este novo Banco será uma das referências mais impactantes do Grupo Access Bank.
O Grupo Access Bank está presente em 3 continentes, 18 países e com mais de 60 milhões de clientes.
E & M