A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) esclareceu, sábado, que a nova actualização da taxa de levantamento interbancário, publicada em comunicado no dia 5 deste mês, não vai afectar os clientes, assegurou o administrador executivo da instituição.
Joaquim Caniço explicou que o comunicado emitido recentemente faz referência que, a partir do dia 1 de Janeiro de 2024,a comissão interbancária para levantamento via ATM será alterada de 350 para 700 kwanzas.
Trata-se de uma actualização da comissão que existe entre os bancos, ou seja, bancos a pagarem os outros, e não afecta em nada os clientes.
Joaquim Caniço acrescentou, ainda, que esta comissão existe desde a criação da rede Multicaixa. E os utentes de cartões bancários nunca sentiram os descontos.
“Essa comissão decorre de um acordo tido entre os bancos participantes da rede Multicaixa. Por exemplo, quando o cliente do banco A faz um levantamento no ATM do banco B, o banco A deve pagar ao banco B 700 kwanzas de comissão, e assim sucessivamente”, realçou.
Por via disso, acrescentou, os bancos que têm muitos clientes, mas investem pouco em ATM, irão sempre pagar mais aos detentores dos ATM. Essa é uma prática internacional para a natureza do serviço.
“Os clientes vão continuar a levantar tal como têm feito sem serem descontados, pois essa actualização não os afecta em nada”, tranquilizou.
A norma vai abranger instituições bancárias como BPC, BCI, BAI, BCA, BCH, BNI, BIC, Banco Yetu, entre outras.
A EMIS é a operadora da rede interbancária angolana para a rede de ATMs e terminais de Ponto de Venda (POS) para pagamentos automáticos sob a marca Multicaixa.
A EMIS é responsável pela gestão da rede partilhada de aceitação de cartões de pagamento, que se designa também por rede Multicaixa, que inclui variados canais como os Caixas Automáticos (CA), os Terminais de Pagamento Automático (TPA), o Home Banking Mobile Banking (MCX Express), a infra-estrutura de pagamentos online e o Host to Host (H2H). Toda a rede de aceitação Multicaixa segue as normas internacionais e é gerida com base nas práticas internacionais.
JA