O Aeroporto Paulo Teixeira Jorge, da Catumbela, na província de Benguela, deixa de ser de categoria 7, baixando para 3, passando a operar apenas voos domésticos de aeronaves ligeiras.
A informação vem expressa num comunicado da Sociedade Gestora de Aeroportos, SGA-S.A. que refere que o Aeroporto Paulo Teixeira Jorge “vê-se obrigado a baixar a sua categoria operacional de forma temporária e consequentemente a suspensão parcial das operações localmente”. “Contudo, o Aeroporto continuará a receber voos regulares e não regulares da aviação ligeira”, sublinha.
As razões, estão relacionadas com as necessidades de melhorias operacionais e certificação do aeroporto.
A SGA justifica a medida como necessária, para por um lado, desenvolver um conjunto de acções para adequar os meios, equipamentos e infra-estruturas aeroportuárias aos Padrões e Práticas Recomendadas da Organização da Aviação Civil Internacional para garantir maior segurança das operações aéreas no Aeroporto, bem como encurtar o período do processo de certificação em curso.
Entretanto, garante por outro lado, que as razões que estiveram na base da suspensão temporária já foram resolvidas, estando previsto para hoje, Quinta-feira (13 de Julho) a confirmação e levantamento da suspensão pela Autoridade Nacional da Aviação Civil e a consequente retoma total das operações no Aeroporto Paulo Teixeira Jorge.
JA