0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Africana renomeada para segundo mandato na Organização Mundial do Comércio

Data:

O Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) aprovou por unanimidade a renomeação de Ngozi Okonjo-Iweala como Diretora-Geral para um segundo mandato de quatro anos.

      • Ngozi Okonjo-Iweala foi renomeada por unanimidade como Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) para um segundo mandato de quatro anos.
      • Ela fez história como a primeira mulher e a primeira africana a liderar a OMC quando assumiu o cargo em 1º de março de 2021.
      • Sua renomeação reflete amplo apoio aos seus esforços para fortalecer o papel e a capacidade da OMC.

O Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) aprovou por unanimidade a renomeação de Ngozi Okonjo-Iweala como Diretora-Geral para um segundo mandato de quatro anos, com início em 1º de setembro de 2025.

O processo de renomeação, iniciado em 8 de outubro de 2024, foi supervisionado pelo Embaixador Petter Ølberg da Noruega, Presidente do Conselho Geral. Sem nenhuma nomeação adicional enviada até o prazo de 8 de novembro, Okonjo-Iweala se apresentou como a única candidata.

Durante uma reunião especial do Conselho Geral em 28-29 de novembro de 2024, Okonjo-Iweala delineou sua visão de futuro para a OMC. Após sua apresentação e uma sessão de perguntas e respostas com os membros, o Conselho endossou formalmente sua renomeação por consenso.

A Dra. Ngozi Okonjo-Iweala assumiu o cargo de Diretora-Geral pela primeira vez em 1º de março de 2021, tornando-se a primeira mulher e a primeira africana a liderar a OMC. Com sua dupla cidadania americana, a Dra. Ngozi Okonjo-Iweala também detém a distinção de ser a primeira americana a liderar a Organização Mundial do Comércio.

Durante seu mandato como ministra das Finanças da Nigéria, a Dra. Ngozi Okonjo-Iweala foi aclamada como uma negociadora formidável, particularmente por sua liderança na obtenção de uma histórica anulação da dívida de US$ 18 bilhões em 2005. Essa conquista não apenas reduziu o fardo da dívida da Nigéria, mas também abriu caminho para que o país recebesse sua primeira classificação de dívida soberana.

Sua reputação de liderança econômica impactante foi ainda mais consolidada durante seu mandato como Diretora Executiva do Banco Mundial, onde foi fundamental na mobilização de fundos substanciais para doações e empréstimos concessionais para apoiar iniciativas de desenvolvimento em países de baixa renda.

O mandato inicial de Okonjo Iweala está previsto para terminar em 31 de agosto de 2025. Sua renomeação reflete amplo apoio aos seus esforços para fortalecer o papel e a capacidade da OMC de enfrentar os desafios dinâmicos do comércio global.

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

LinkedIn como canal de vendas: 7 tipos de publicações que convertem seguidores em clientes pagantes

As publicações no LinkedIn podem ser mais do que...

Kagame exonera primeiro-ministro e reestrutura todo governo

O Presidente ruandês, Paul Kagame, exonerou esta quarta-feira o...

A especulação sobre a aquisição da BP estremece mercado global

A gigante petrolífera BP (British Petroleum) está novamente no...