0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Africanos recusam particpar na São Silvestre pelo parco valor do prémio

Data:

A 65.ª edição da São Silvestre (2021), maior prova de atletismo angolano, não irá contar com a habitual presença dos fundistas etíopes e quenianos, segundo fez saber o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João.

Contrariamente às edições anteriores, este ano, o órgão federativo formulou o convite aos atletas dos dois países africanos, mas estes declinaram devido ao prémio de 3500 dólares norte-americano destinado ao vencedor da corrida, valor que alegam ser bastante insuficiente para o nível da prova.

Em edições anteriores, que contaram com a participação dos atletas dos dois países africanos por sinal, os que mais se destacam nesta modalidade em África, o prémio rondava os dez e 15 mil dólares norte-americanos.

Apesar da ausência dos atletas etíopes e quenianos, a prova vai manter-se internacional, cotando com a participação de corredores de Portugal, República Democrática do Congo (RDC), Namíbia, África do Sul e os nacionais.

Para a prova que sai à rua a 31 de Dezembro, Bernardo João avançou que já estão inscritos mais de 1700 atletas, desde profissionais e amadores.

A São Silvestre deste ano tem como patrocinador oficial a Alimo, do Grupo Mafricom, com um orçamento de 81 milhões de kwanzas.

“Os preparativos estão a bom caminho. As pessoas continuam a inscrever dia após dia. Esperemos que, até ao dia do fecho das inscrições, tenhamos pelo menos 3000 participantes”, augurou Bernardo João.

A organização da prova manteve os dez quilómetros, assim como o percurso da edição anterior, realizada em 2019; com partida no Largo da Mutamba, passagem por várias avenidas, com realce para Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-Chi Min, Alameda Manuel Van-Dúnem, Rua da Missão e término no estádio dos Coqueiros.

Devido à pandemia da COVID-19, a Federação de Atletismo não realizou a São Silvestre em 2020. Recorde-se que, para este ano, as inscrições têm um custo de 600 kwanzas, pelo que os interessados devem fazer-se acompanhar do Bilhete de Identidade.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...