O tribunal provincial do Zaire condenou o sub-chefe do Serviço de Investigação Criminal (SIC), António Vansi Fuambuta, por homicídio voluntário, a 16 anos de prisão.
A sentença foi lida esta segunda-feira, em Mbanza Congo, e, de acordo com o acórdão lido pelo Juiz de direito Arão Madureira Dias, o homicida, que prestava serviço no departamento de combate ao narcotráfico da direcção provincial do Serviço de Investigação Criminal (SIC), terá disparado sobre a vítima, provocando-lhe graves lesões no tórax.
Conforme o mesmo acórdão, os factos remontam a 14 de Outubro de 2017, quando o réu recebeu uma denúncia telefónica de uma mulher, que dava conta de um assalto na zona das 100 casas, no bairro 11 de Novembro, a uma residência de um cidadão de nacionalidade portuguesa.
No decorrer das investigações, e em companhia de colegas de trabalho, o sub-chefe do SIC terá disparado contra um individuo que se encontrava a lavar uma viatura no rio bandu, depois de este ter sido indicado por um dos denunciantes como sendo o suposto líder de um grupo de delinquentes.
Segundo o juiz da causa, o crime cometido pelo réu é punido com uma moldura penal de 16 a 20 anos de prisão.
António Vansi Fuambuta, que terá de cumprir a pena no estabelecimento prisional de Bentiaba, província do Namibe, vai, igualmente, pagar uma taxa de justiça de 60 mil Kwanzas e uma indemnização à família da vítima no valor de um milhão de kwanzas no prazo de 15 dias.