Dois biliões, 303 milhões 552 mil 374 kwanzas foram arrecadados em 2017 pela Repartição Fiscal do Dande, um aumento de 140 milhões, 139 mil e 800 kwanzas em relação ao período homólogo de 2016.
A informação foi avançada nesta segunda-feira à Angop, em Caxito, pelo chefe de Repartição Fiscal do Dande, Luciano Vicente Ferreira, tendo esclarecido que o valor é resultado do pagamento de diversas obrigações fiscais, como impostos de consumo, rendimento de trabalho, IPU, selo e de taxa de circulação.
As empresas de exploração de inerentes, operadores económicos de pequena, média e grande dimensão como os principais contribuintes dos impostos na província.
A Administração Geral Tributaria (AGT) tem estado a realizar acções de sensibilização sobre a cultura tributária para que os contribuintes possam cumprir com as suas obrigações fiscais, de modo a evitar a fuga ao fisco.
O responsável explicou que em 2017, a Repartição Fiscal do Dande emitiu 6.260 cartões de contribuinte, dos quais 6.044 são de métodos declarativos, 100 de estimativa, 103 de verificação e 13 de isenção.
A Repartição Fiscal do Dande conta actuamente com dois postos fiscais localizados no SIAC-Caxito e no Panguila, município do Dande.
Angop