A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) celebrou, hoje, terça-feira, dois contratos de investimento com empresários nacionais, para instalação de fábricas do segmento alimentar e dos detergentes, num valor global de USD 213,64 milhões.
Com quatro linhas de produção, o primeiro projecto prevê a transformação de alimentos na ordem das duas mil toneladas de produtos diversos, como bolachas, biscoitos e caixas de cartão canelado.
Uma das quatro linhas de produção, a de bolachas, terá uma capacidade de 720 toneladas/mês, um projecto da empresa Fozkudia Comercial, num investimento total de USD 12 milhões, de acordo com a sua responsável, Maria Mendes.
A segunda fábrica, da empresa Naval Indústria de Bens Alimentares e Saboaria, estará virada para o processamento de massa alimentar, farinha de trigo, fuba de milho, farelo, óleo alimentar, massa de tomate, vinagre, ketchup e detergentes (sabão), um projecto orçado em USD 201 64 milhões.
De acordo com o administrador da Naval Indústria de Bens Alimentares e Saboaria, Domingos Agostinho, o projecto está constituído por três unidades fabris, uma com capacidade de produção de 800 toneladas/dia e outras duas com cada 150 toneladas diárias.
“Pretendemos, até ao final de 2024, responder às necessidades do país, em mais de 50% e contribuir na redução das mportações neste segmento alimentar”, enfatizou.
Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Lello Francisco, considerou que estes projectos de investimento privado nacional vão garantir a industrialização de produtos que vão contribuir na redução da importação de bens alimentares.
“ A implementação desses projectos representa o aumento da capacidade de produção nacional e enquadra-se no esforço do país com vista a melhoria da produção de alimento”, afirmou.
As duas indústrias estão a ser implementadas em Luanda. Com os dois projectos augura-se a criação de mil 332 postos de trabalho directos
JA