0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Alívio de restrições na China anima petróleo

Data:

Já os principais mercados bolsistas registaram uma tendência mista marcada pelas decisões de subida dos juros directores do Banco de Inglaterra e da Fed, que geraram uma onda de agravamento dos juros das dívidas.

A China anunciou que está a preparar um plano para aligeirar a sua política “Zero Covid-19”, o que apoiou a subida dos preços do barril nos últimos dias. Na base desta decisão, está a possível eliminação de um sistema que penaliza as companhias aéreas que transportam passageiros com Covid-19 para o País.

O Governo chinês pediu na última semana a várias organizações governamentais, incluindo ao regulador de aviação do País, para se prepararem para o fim destas restrições.

Na sequência, o mercado petrolífero reagiu com forte entusiasmo, tendo as cotações do barril registado uma forte valorização nos últimos dias. No acumulado da semana, o preço do petróleo Brent do Mar do Norte e referência para as exportações angolanas avançou cerca de 2,69% para 97,48 dólares por barril, enquanto o WTI valorizou 2,85% para 91,21 dólares.

 Adicionalmente, os preços do barril de petróleo beneficiaram da desvalorização do Dólar, uma vez que os activos denominados na moeda norte-americana, como é o caso do petróleo ficam mais atractivos para quem negoceia com outras moedas.

Nos últimos sete dias, o índice Bloomberg que mede a força da divisa dos EUA face ao cabaz de dez principais moedas internacionais, registou uma queda semanal de 0,97% para 110,44 pontos. No subsector do gás os futuros subiram mais de 14,4% após a Comissão Europeia ter confirmado que vai colocar um limite no preço desta matéria-prima.

Nos principais mercados accionistas, as bolsas registaram uma tendência mista devido às decisões de subida dos juros directores do Banco de Inglaterra e Reserva Federal norte-americana que geraram uma onda de agravamento dos juros das dívidas.

Na Europa os índices bolsistas valorizaram em média 1,24%, ao passo que nos EUA recuaram em média cerca de 1,75%. Na semana, foram ainda divulgados um conjunto de indicadores económicos e financeiros. Pela primeira vez em mais de dois anos, as exportações e importações na China recuaram 0,7% e 0,3% respectivamente. Nos EUA, a economia criou 261 mil empregos em Outubro, ao passo que a taxa de desemprego subiu para 3,7%.

Expansão

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...