0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Angola acolhe Centro Regional de Energias Renováveis da África Central

Data:

Angola vai acolher a partir de Março deste ano, a sede do Centro Regional de Energias Renováveis e Eficiência Energética da África Central, cujo papel passará por desenvolver estudos virados para as necessidades da região em termos destas matérias.

A instituição vai estar localizada na província de Luanda e terá como finalidade a melhoria do acesso a serviços energéticos modernos, fiáveis e acessíveis, a segurança energética e a mitigação das externalidades negativas dos sistemas energéticos.

Pretende-se com a instituição, a promoção de criação de um mercado da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) integrado e inclusivo para produtos e serviços relacionados com energias renováveis e eficiência energética.

A instituição terá como missão coordenar a implementação da política da CEEAC sobre energias renováveis e eficiência energética.

As intervenções do Centro Regional de Energias Renováveis e Eficiência Energética da África Central vão estar centradas em actividades e projectos de Energias Renováveis e Eficiência Energética virados para a cobertura de um ou mais países da CEEAC, impacto regional ou projectos nacionais com forte potencial de extensão ou reprodução regional e a escala que beneficia toda a região, abrangendo deste modo áreas urbanas, periurbanas e rurais.

A cerimónia de inauguração do referido centro está prevista para o dia 10 de Março, na sede da instituição, localizada na área operacional do Gamek, na zona do Grafanil, rua das Antenas, em Viana, Luanda, sob a presidência do Ministério da Energia e Águas de Angola.

Devem marcar presença nesta cerimónia os representantes das autoridades administrativas, do sector privado, da sociedade civil de Angola, dos embaixadores dos Estados-membros da CEEAC e dos parceiros estratégicos da organização, além de outras entidades. Vai ser nesta ocasião em que o Governo de Angola fará a entrega oficial da instituição à Comunidade Económica dos Estados-membros da África Central.

O presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Central, embaixador angolano Gilberto Veríssimo, revelou que a escolha de Angola para albergar a sede do Centro Regional de Energias Renováveis e Eficiência Energética da África Central partiu dos Chefes de Estado e de Governo da região, a qual Angola também é parte, por conta dos avanços registados pelo país no quadro das energias renováveis.

“Angola é dos países, na nossa região, que tem melhor estruturado um programa realmente existente sobre as energias renováveis, sobretudo a solar”, realçou Gilberto Veríssimo, destacando que Angola tem um programa que não é muito visível na região, mas “tem um avanço que foi considerado pelos outros Estados, razão pela qual foi tomada essa decisão, em Julho de 2021, em Brazzaville”.

JA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...