oportunidades de negócio no sector mineiro foram apresentadas esta terça-feira, no “Global Gold Convention 2022” no Dubai, perante os investidores estrangeiros interessados.
A apresentação do potencial mineiro, sobretudo de projectos ligados à exploração do ouro, coube ao Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Albino Malungo.
Baseado nos dados fornecidos pela Agência Nacional dos Recursos Minerais (ANRM), órgão público de regulação e fiscalização e promoção do sector mineiro angolano, o diplomata disse que foram observadas ocorrências minerais actuais de Angola com mais de 2 500 pontos, sendo um total de 1 208 pontos de ocorrências de ouro foram identificados.
Outros estudos geológicos encontram-se em curso e estão a ser identificadas mais ocorrências de ouro. Albino Malungo apelou aos investidores a apostar neste segmento no mercado angolano devido a enormes facilidades de incentivos criados pelo Governo Angolano no âmbito do Novo Modelo de Governação do Sector dos Recursos Minerais.
Dos incentivos e benefícios, o embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos destacou sobre as despesas de prospecção, contribuições para o fundo ambiental de despesas Aduaneiras e de incentivos para detentores de títulos de prospecção, assim como os equipamentos destinados à exploração mineira isentos de direitos aduaneiros, importações facilitadas e obtenção de vistos de trabalho.
Quanto ao número de projectos em desenvolvimento estão concentrados nas regiões da Huíla, Huambo, Bengo, Lunda Norte, Cabinda, Cuanza Norte, Uíge e Zaire.
JA