O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, sexta-feira, o embaixador da Turquia em Angola, Muhammet Mustafa Çelik, no âmbito do reforço da cooperação entre os dois países.
Em nota de imprensa, o MIREX esclarece que o encontro serviu para os dois diplomatas debruçarem-se sobre o aprofundamento da cooperação bilateral, com foco nas áreas da construção, educação, agricultura, turismo, comércio e desenvolvimento de infraestruturas.
O embaixador Muhammet Mustafa Çelik, citado no comunicado, disse que a Turquia quer ter uma parceria estratégica com Angola em todos os domínios da vida económica e comercial, assim como emprestar todo o seu saber no ramo da formação profissional.
O diplomata falou também da necessidade do incremento de visitas bilaterais entre os dois países, assim como a realização de consultas políticas entre Angola e a Turquia.
França reafirma compromisso
Num outro momento, o chefe da diplomacia angolana recebeu, igualmente, a embaixadora da França em Angola, Sophie Aubert, para passar em revista a agenda bilateral entre os dois países e reafirmar o compromisso de trabalhar em conjunto para o benefício de uma continua parceria estratégica.
Sophie Aubert informou ao ministro Téte António que a França tem um programa de oferta de vários ciclos de formação, para capacitar jovens angolanos em diferentes áreas do saber.
Angola e a França têm cooperado nas áreas da Agricultura, Agro-pecuária, Transformação de produtos do campo, Pescas, Turismo, Energia, Educação, entre outros.
O país europeu pretende alterar e aprofundar as relações comerciais com Angola, no âmbito da diversificação económica em curso em Angola.
Constam das prioridades questões ligadas à industrialização, particularmente nos domínios da logística, distribuição e agro-negócio.
JA