0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Angola conta com mais um Centro de Hemodiálise para 246 doentes

Data:

Angola passa a contar com mais um Centro de Hemodiálise desta vez construído na província de Cabinda e tem capacidade para atender 246 doentes.

A infraestrutura, primeira do género em Cabinda,  possui 42 máquinas que vão funcionar em três turnos, para atender 126 doentes/dia, para além de contar com uma área específica para assistir doentes da Covid-19.

Conta ainda com um laboratório e serviços de esterilização, 5 salas de diálises, uma sala de procedimentos, uma sala de electro medicina, para a manutenção e reposição de máquinas, reduzindo assim a introdução de tratamentos e áreas para tratamento de resíduos hospitalares.

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que procedeu a inauguração da instituição, disse estar em presença de um serviço de saúde de qualidade construído com erário publico que deve estar ao serviço de todos utentes da doença renal quer sejam ex-militares ou não.

Já a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, referiu que, a inauguração do Centro de Hemodiálise de Cabinda, com a parceria do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, configura um exemplo concreto da forte aposta do Executivo na intersectoridade e o trabalho integrado entre os subsistemas de saúde civil e militar ,para melhorar a saúde da população.

Sílvia Lutucuta referiu que o centro vai permitir o reforço do serviço nacional de saúde, num esforço integrado dos subsistemas militar e sistema publico na província de Cabinda, para reafirmar, mais uma vez, a saúde como um pilar essencial para o desenvolvimento socioeconómico do país e caminho para a melhoria da qualidade de vida da população militar e civil.

Apelou os profissionais de saúde no sentido de desenvolverem acções de educação dos doentes sobre as medidas de prevenção da Covid-19 e sobre o estilo de vida saudável, com fa inalidade de lhes levarem a adquirir competências e puderem faze-lo como uma escola para melhorar a qualidade de vida dos utentes, no sentido de participarem activamente na conservação e preservação de mais um equipamento social e essencial.

Com a inauguração deste centro, que evita a transferência de pacientes com insuficiência renal para a capital do país ou para os dois Congos, o país conta com 14 unidades de hemodialises localizados nas nas províncias de Luanda, Bié, Moxico, Huambo Huila, Benguela e Cabinda.

Angola

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...