Angola e a África do Sul assinam hoje, em Pretória, um acordo de supressão de vistos nos passaportes ordinários, depois de já os terem abolido nos passaportes diplomáticos e de serviço.
Os cidadãos dos dois países ficam isentos de visto em passaportes ordinários por um período de até 90 dias por ano. O acordo entra em vigor a partir do primeiro dia de Dezembro.
A isenção de vistos aplica-se ainda para períodos consecutivos até 30 dias. No entanto para fins de tratamento médico, estudo ou negócios, mantém-se a necessidade, recíproca, de emissão de visto.
A assinatura do acordo acontece no quadro da visita do Presidente angolano, João Lourenço, à África do Sul. A visita visa o reforço da cooperação entre os dois países e inicia hoje e terá a duração dois dias.
O acordo vai assim eliminar barreiras migratórias, permitindo a livre circulação dos seus povos, sem necessidade de vistos nas suas fronteiras.
A comitiva de João Lourenço integra vários ministros e altos funcionários do Governo angolano. Integram também a comitiva uma delegação de homens de negócios. Essa comitiva vai participar num fórum empresarial para discutir oportunidades de investimento e comércio entre os dois países.
O Presidente da República, João Lourenço, assina, com o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, outros acordos bilaterais de cooperação institucional. Os dois países já manifestaram a intenção de reforçar investimentos em diversos sectores.
João Lourenço realiza a sua primeira visita de Estado à África do Sul, que terá por objectivo principal reforçar as relações diplomáticas entre os dois países da região.
O Presidente da República já esteve, entre outros eventos de vulto, na África do Sul, em 2011, quando participou, na cidade de Joanesburgo, na abertura da IX sessão ordinária do Parlamento Pan-Africano, na condição de vice-presidente da Assembleia Nacional.
Desta vez, o Presidente João Lourenço será recebido com honras de Chefe de Estado pelo seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma.
Encontro preparatório definiu os desafios da cooperação
Há uma semana que se prepara a deslocação do Chefe de Estado, João Lourenço, à África do Sul.
Os acertos da agenda foram feitos pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto. Nessa altura anunciou-se a inclusão da supressão de vistos em passaportes ordinários e do sector da banca.
No mesmo período, os dois governos analisaram a evolução de assuntos debatidos na 5.ª Reunião da Comissão de Cooperação Bilateral (Angola – África do Sul). A reunião foi realizada em Julho deste ano, em Luanda.
Sobre as razões de as partes impulsionarem só agora a cooperação, Manuel Augusto esclareceu que depois do fim do conflito armado Angola esteve virada para a reconciliação nacional.
Nesse momento, o país está em condições de ampliar o intercâmbio com a África do Sul e com outros países da região.
JA