Pelo menos 11 acordos de cooperação deverão ser rubricados no quadro da visita de Estado do Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, a Angola com início previsto para sexta-feira.
A informação foi prestada esta quarta-feira, em Luanda, pelo embaixador do Brasil em Angola, Rafael de Mello Vidal, à saída de um encontro de trabalho com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Segundo o diplomata, trata-se de acordos nos domínios da agricultura, saúde, educação inclusiva, transportes, criação de pequenas e médias empresas, processamento, tratamento e transferência de dados da administração pública, bem como apoio recíproco a candidaturas em instituições internacionais.
Adiantou que os Presidentes João Lourenço e Lula da Silva deverão lançar, durante a visita do Estadista brasileiro, o Programa de Desenvolvimento Vale do Cunene, por ocasião do fórum económico e empresarial.
Sublinhou que o fórum contará com a participação de 500 empresários, dos quais cerca de 170 brasileiros integrantes da comitiva presidencial brasileira.
Rafael de Mello Vidal afirmou que sobre a mesa estarão, igualmente, questões ligadas aos domínios de defesa e paz, construção de estaleiros navais, exportação de embarcações e a formação de efectivos militares angolanos para participar de missões da ONU.
O embaixador disse estar já em preparação, no seu país, a primeira força angolana de deslocamento rápido para trabalhar em missões da ONU.
Anunciou a pretensão do Brasil construir, nos próximos tempos, um consulado geral em Angola para atender a procura de vistos para o seu país, que cresceu 760 por cento, nos últimos três anos.
O quadro actual, prosseguiu, recomenda o reforço da missão por viverem actualmente em Angola perto de 27 mil brasileiros, a maior comunidade no continente africano, seguida da África do Sul, com três mil.
Considerou que a visita do Presidente Lula da Silva servirá para renovar o acordo de parceria estratégica entre os dois países, rubricado em 2010. Na ocasião, Rafael Vidal informou que será retomado o grupo de amizade parlamentar Brasil/Angola.
O embaixador do Brasil esteve na Assembleia Nacional para discutir pormenores da sessão plenária extraordinária, a realizar-se por ocasião da visita do Presidente Lula da Silva a Angola.
A Angola o Presidente Luís Inácio Lula da Silva vem acompanhado, entre outras individualidades, de 11 parlamentares do seu país.
A cooperação entre Angola e o Brasil começou a desenhar-se a 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.
No âmbito desse acordo, os dois países desenvolveram a cooperação bilateral nas áreas da saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desporto, estatística e agricultura.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo então Presidente António Agostinho Neto.
ANGOP