0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Angola e Cuba reforçam cooperação nos domínios da Saúde, Economia e Turismo

Data:

O Estadista cubano que se encontra em Luanda desde domingo para uma visita de Estado, deixa Angola esta terça-feira, 22, com destino à África do Sul, onde vai participar na Cimeira do BRICS.

Os governos de Angola e Cuba assinaram, esta segunda-feira, três memorandos de entendimento nos domínios do turismo, desenvolvimento de zonas francas e saúde visando aprofundam as relações bilaterais de quase quatro décadas e impulsionar a cooperação económica, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, João Lourenço e pelo seu homólogo, Miguel Díaz-Canel.

O primeiro memorando de entendimento foi assinado entre os ministérios da Cultura e Turismo de Angola e do Turismo da República de Cuba, respetivamente, pelo ministro da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, e pela embaixadora de Cuba em Angola, Ester Cardenas.

O segundo foi rubricado por Katila Mangueira, directora da Agência Reguladora de Medicamentos da República (Armed) de Angola e Ester Cardenas em representação do Centro de Controlo Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos de Cuba.

Já o memorando de entendimento para a promoção de investimentos entre a Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo e o Escritório da Zona Especial de Mariel da República de Cuba foi rubricado pelo presidente do conselho de administração da ZEE, Manuel Pedro, e a embaixadora cubana em Angola.

Os acordos foram assinados após um encontro privado entre João Lourenço e Miguel Díaz-Canel e a reunião bilateral entre a delegação ministerial de Angola e de Cuba.

Esta é a primeira visita oficial do estadista cubano a Angola, desde que ascendeu à presidência. Angola e Cuba estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975. Os dois países mantêm colaboração nas áreas de defesa e segurança, saúde, educação, ciência e tecnologia.

A primeira visita de um Chefe de Estado cubano ao País ocorreu com Fidel Castro, em Março de 1977, pouco mais de um ano após a efectuada a Cuba por António Agostinho Neto, primeiro Presidente angolano.

JA

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...