As autoridades angolanas e portuguesas rubricaram nesta quarta-feira, em Luanda, 11 novos protocolos de cooperação, em cerimónia testemunhada pelos Chefes de Estado João Lourenço e Marcelo Rebelo de Sousa.
No Palácio Presidencial, onde decorreu o acto, foram assinados protocolos relativos à Administração Local, Segurança e Ordem Interna, Declaração de intenções relativa à Convenção sobre Segurança, aos memorandos nos domínio da Segurança Social, Educação, Actividade Marítima e Portuária, de Simplificação e Modernização Administrativa, bem como um acordo sobre as Actividades Remuneradas de membros de família do pessoal diplomático e consular.
Foram igualmente rubricados um memorando sobre a Formação e Capacitação de Funcionários Técnicos e Diplomáticos, Protocolo de Colaboração entre a Agência para a Competitividade e Inovação (Portugal) e o Instituto de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (Angola), bem como entre o Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE), angolana, e a Parpública, Partcipações Publicas (SGPS.SA), esta última lusa.
Com estes entendimentos, Angola e Portugal totalizam 35 protocolos de cooperação já assinados nos últimos sete meses. Os dois países mantêm relações nos dominios político, diplomático, económico, comercial e cultural.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou a Luanda terça-feira (05), iniciou hoje uma visita oficial a Angola, que o levará às cidades do Lubango, Benguela, Catumbela e Lobito.
Angop