Uma delegação angolana chefiada pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos Pinto de Sousa, em representação da ministra, está em Genebra, na Suíça, para participar na 76.ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde (AMS), que começou no domingo, e vai até 30 do corrente mês.
A delegação angolana vai intervir durante os trabalhos da plenária ao longo da semana num dos pontos mais altos do evento, onde serão apresentadas as questões mais relevantes que marcam a agenda do governo angolano, particularmente no domínio dos cuidados primários de saúde.
Segundo o chefe da delegação angolana ao evento, a participação de Angola assenta no fortalecimento das parcerias existentes, bem como criar outras nos domínios dos cuidados primários de saúde, formação em saúde materno-infantil, vacinação, combate às doenças crónicas não transferíveis e saúde mental, por formas a obter apoios que ajudem a fortalecer o o sistema nacional de saúde.
Além da participação nas plenárias da AMS, a delegação angolana tem diversos eventos paralelos nos quais aborda com os diferentes parceiros globais a necessidade de respostas, ao mesmo tempo que está a divulgar o trabalho que o sector da saúde tem vindo a fazer a nível interno.
Os referidos encontros servem também para renovar o compromisso com os parceiros internacionais no fornecimento de melhores apoios ao nosso país.
Fazem parte da comitiva angolana especialistas da saúde pública, do Instituto nacional de luta contra o SIDA, Instituto nacional de investigação em saúde, da Agência reguladora de medicamentos e tecnologias de saúde e outros técnicos do ministério.
JA