A participação na BTL 2018 marca o regresso de Angola aos grandes eventos internacionais de promoção do potencial turístico, após dois anos de ausência, motivados pela crise económica e financeira que o país tem vivido nos últimos anos.
No Orçamento Geral do Estado para 2018 (OGE 2018), ao contrário do de 2017, estão contempladas verbas para a organização e participação em fóruns nacionais e internacionais na área do turismo, em torno de 20 milhões kwanzas.
O documento prevê ainda uma verba de 36,1 milhões kwanzas para acções de divulgação e promoção das potencialidades turísticas nacionais.
A aposta na divulgação e promoção da actividade turística nacional está alinhada com a intenção, manifestada pelo Presidente da República, João Lourenço, no discurso de tomada de posse, em Setembro do ano passado, de desenvolver acções para a captação de investimento estrangeiro e potenciar sectores considerados de “relevante importância”.
“Vamos actuar em duas direcções, nomeadamente no crédito à indústria e no investimento estrangeiro para os sectores da agro-pecuária, das indústrias, das pescas, do turismo, dos transportes, da imobiliária e outros de relevante importância para a economia”, prometeu João Lourenço.
Oportunidade de negócios
Angola vai ocupar o Pavilhão 03, Stand 3C29 e, ao longo dos cinco dias do certame, o ‘espaço’ angolano oferecerá um conjunto significativo de actividades, como conferências, workshops, demonstrações, encontros empresariais e outros.
Os três primeiros dias do evento serão dedicados a profissionais do sector. Nos dois dias seguintes, a BTL abre as suas portas ao público em geral.
Com mil expositores vindos de 39 mercados e com a previsão de cinco mil reuniões, a BTL oferece aos profissionais do sector a oportunidade de conhecerem em profundidade o mercado internacional, uma vez que boa parte dos expositores aproveita a feira para apresentar as suas principais novidades.
“Para os profissionais ligados ao sector do turismo, a BTL é uma oportunidade para encontrar compradores profissionais, para conhecer a concorrência, para analisar a tendência dos mercados e posicionar a sua oferta de uma forma inovadora e competitiva”, descreve a organização do evento, no seu website.
Estima-se que a bolsa receba este ano 77 mil visitantes, a quem será oferecida a oportunidade de escolher novas soluções e destinos para as férias a preços altamente competitivos.
“Para o público, a BTL constitui a oportunidade de conhecerem novos destinos e soluções, e de compararem propostas e comprarem ofertas a preços altamente competitivos.”
“Tudo isto num ambiente espectacular de festa, cor e alegria, onde a música e a gastronomia marcam presença assídua”, avança a organização.
O secretário-geral da Associação das Agencias de Viagens e Operadores Turístico de Angolana (AAVOTA), Augusto Pedro, disse ser altas e positivas as expectativas em relação à participação nacional no certame, uma vez que este oferece boas oportunidades de parcerias para os associados.
“Com os ajustes previstos nos preços das transportadoras aéreas, teremos, nos próximos anos, a retoma do elevado fluxo de turistas para o país, por isso, pretendemos desde já estabelecer novas parcerias e inteirar das inovações que o mercado internacional oferece”, afirmou.