O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTICS), através do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), lançou oficialmente, esta sexta-feira, um novo serviço no domínio.ao, endereço da identidade de Angola na Internet.
Trata-se, especificamente, de uma plataforma digital aonde as empresas nacionais podem se registar e vender produtos, que vai ajudar a melhorar a segurança desses bens.
Ao intervir no acto, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse que o acto é de elevado significado para o país, em particular para todos quantos fazem da ciência cibernética o seu modo de vida.
Conforme o governante, o objectivo principal do lançamento desse novo serviço no domínio.ao é a defesa dos interesses dos cidadãos e das empresas no mundo da Internet.
“O lançamento de uma página para gestão do domínio.ao em tempo real, com funcionalidades que hoje apresentamos, vai contribuir para uma maior divulgação e para dar maior relevância aos conteúdos da geografia angolana nos motores de busca internacionais, como a Google e outros, em vez de um ponto com ou ponto net”, disse
Sublinhou que isso vai facilitar, sobremaneira, a identificação das empresas nacionais e das organizações internacionais no espaço cibernético. Mário Oliveira fez saber que já é notável o crescimento de cerca de 400 domínios registados em 2018 para cerca de seis mil domínios, em 2023.
Em Angola, prosseguiu, há um número crescente de jovens a entrar no mercado de trabalho, e a Internet é um espaço fértil e generoso para a criação de negócios a baixo custo e com alcance mundial, referindo-se, neste capítulo, aos jovens criadores e às “start ups”.
Por sua vez, o director do INFOSI, André Pedro, disse que o objectivo desta plataforma é de capacitar o sector das Tecnologias de Informação de Angola com uma nova aplicação de comércio electrónico melhorada para registo e gestão privada de domínios com sufixo.ao.
“O apetrechamento desta nova aplicação com novas ferramentas de nível empresarial, especificamente para atender as necessidades resultantes do crescimento orgânico a que temos assistido no registo de domínios ao bem como licenciar, pela primeira vez, empresas homologadas pelo INFOSI para exercerem a actividade plena de Revendedores Oficiais Autorizados de domínios com sufixo “ao”, explicou.
André Pedro explicou que o INFOSI tem a tutela da actividade de gestão do “ccTLD” em Angola e actua na facilitação do acesso de pessoas e empresas à presença digital na internet.
O domínio.ao consiste na identidade dos países e organizações no espaço cibernético e é considerado a bandeira dos países neste espaço.
A sua gestão correcta representa a defesa do país e das organizações nacionais no mundo da Internet.
Os mesmos são globalmente geridos por uma entidade internacional e, para o caso de Angola, é o MINTTICS que tem a responsabilidade de tutelar o domínio com o sufixo “ao”, operação chamada “ccTTLD” e que representa a identidade de Angola no espaço cibernético.
ANGOP