Uma delegação de Angola está a participar, no Itamaraty, desde segunda-feira até esta terça-feira, em Brasília (Brasil), na I reunião de cúpula do G20, a convite da presidência da organização como país observador.
Na actividade, o secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Vieira Lopes, está a acompanhar a agenda baseada no fornecimento aos delegados e participantes de informações sobre as disposições administrativas e logísticas do G20, o resumo dos métodos de trabalho, a inclusão social e a luta contra a fome.
Nesta reunião estão a ser, igualmente, apresentados os pilares da gestão brasileira à frente do G20, nomeadamente, o combate à fome e à pobreza, o desenvolvimento sustentável (económico, social, ambiental) e a reforma da governança global.
Além disso, prevê-se, também, entre quinta e sexta-feira, o primeiro encontro dos responsáveis das Finanças e Bancos Centrais. O G20 é um Fórum Informal que promove o debate aberto e construtivo entre os países industrializados e os emergentes sobre assuntos-chave, relacionados com a estabilidade económica e global.
A organização é integrada pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.
JA