Governantes, agências das Nações Unidas e especialistas internacionais, partcipam em Benin no 23º Fórum Global para debater a Nutrição Infantil nas escolas. Angola marca presença com uma delegação composta pela ministra da Educação, Luísa Grilo e pelo embaixador na Nigéria, Níger e Benin.
De acordo com uma nota da Embaixada de Angola na Nigéria, Níger e Benin, o fórum pretende redinamizar os programas de alimentação escolar no mundo e a sua cadeia de valores, com maior integração do género na preparação de alimentos escolares cultivados em casa.
O fórum visa igualmente, promover uma forte “Coligação Global de Merenda Escolar” para nutrir crianças, através de frutas e legumes nas escolas. Com efeito, os participantes apelam à colaboração do sector privado e da agricultura familiar para uma alimentação escolar mais nutritiva.
A ministra da Educação disse esperar absorver e partilhar experiências de Angola na produção e distribuição da merenda escolar. “É um fórum global que vai colocar o nosso país na linha de superação da desnutrição infantil para maior rendimento escolar das crianças”, sustentou Luísa Grilo, citada pela nota da Embaixada.
O fórum que termina na próxima quinta-feira, tem ainda na mesa a análise do “triplo fardo da desnutrição”: deficiências de micronutrientes, sobrepeso e obesidade nas crianças.
O objectivo é fortalecer a responsabilidade do género nos Programas de Merenda Escolar, da massificação de hortas escolares e na promoção de consumo de frutas e legumes frescos como componentes insubstituíveis de uma refeição.
A escolha do Benin para acolher este 23º Fórum Global é justificada pelos resultados alcançados na implementação e massificação de uma agricultura orgânica sem restos, onde todo o agro-lixo e dejectos animais são reaproveitados para estrume, proteína animal e produção de bioenergia.
JA