O Presidente da República, João Lourenço, admitiuem entrevista exclusiva ao Jornal ABC de Espanha, a hipótese de Angola vir a ser o representante de África no G20.
O intento do G20, um grupo formado por países com as mais expressivas economias do mundo, é aproximar países com economias desenvolvidas ou em desenvolvimento, para que juntos cheguem a soluções que estabilizem o mercado financeiro mundial, além de incentivar negociações económicas internacionais e definir estratégias para um desenvolvimento económico sustentável.
Pesquisas da Economia & Mercado apontam de que, se somados os países membros do G20, são responsáveis por aproximadamente 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, 80% do comércio internacional e cerca de 65% da população do planeta.
O Grupo dos 20 (G20) é um fórum informal constituído por representantes de dezenove países e da União Europeia. Ou seja, é uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre diversos assuntos financeiros internacionais.
Na entrevista datada de 05 de Fevereiro último, na antevisão da visita a Angola de Estado do Rei de Espanha, Felipe VI, que iniciou ontem, João Lourenço manifestou a necessidade para mais investimentos de empresários espanhóis no país.
“Nós gostarímos que os empresários espanhóis invistissem mais em Angola”, apelou o Presidente angolano, tendo lembrado que Angola iniciou um sério combate contra um mal que afacta a socidade sangolana, “desde os ladrões de galinha a funcionários do Estado, sem importar o nível”.
No tocante ainda ao combate à corrupção, João Lourenço não se ficou por aí e afirmou que conta com a Espanha para defender os interesses de Angola na União Europeia (UE). “Estamos a contar com a Espanha como ‘padrinho na cozinha’ para que defenda os interesses de Angola na UE”, vincou.
JA