O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGB) já começou os contactos preliminares com a TAAG, para o repatriamento de mais de 700 estudantes residentes no exterior do país.
Recentemente o Presidente da República autorizou um ajuste directo de 1.3 mil milhões de kwanzas para o regresso dos estudantes do INAGB no estrangeiro bem como a prestação de outros serviços.
Segundo o Director Geral do INAGB, Milton Chivela, para a concretização deste processo será necessário o frete de 3 voos, cujo calendário foi discutido nesta quinta-feira (29), num encontro com a administração da TAAG.
Milton Chivela disse que serão feitos 2 voos para Cuba no sentido de repatriar 502 estudantes e um outro voo para a Rússia para o repatriamento de 150 estudantes bolseiros que concluíram mais um ciclo de formação nestes dois países.
Em relação aos estudantes que concluíram a formação em Portugal, Brasil e outras partes do mundo. Estes por via também da companhia de bandeira, serão emitidos bilhetes de passagem para o regresso destes estudantes.
O processo de agendamento dos voos deverá ser concluído até finais de Agosto, pelo facto dos estudantes terem já terminado o ciclo e terem a obrigatoriedade de abandonar os lares residenciais onde se encontram.
RNA/CD