O heroísmo de André Tiago Manuel foi matéria de capa em vários jornais da Alemanha.
“Até hoje não paro de receber convites para entrevistas. Já apareci em vários canais de televisão, rádio e jornais da Bélgica”
André Tiago Manuel, de 36 anos, salvou 65 crianças que se faziam transportar num autocarro escolar de dois andares numa auto-estrada da cidade de Herten, na Alemanha, depois de a parte traseira do veículo, onde se situa o motor, começou a pegar fogo.
A história, digna de um filme de acção, aconteceu no dia 24 do corrente mês, quando Tiago, motorista de uma empresa de entrega de encomendas de mercadorias, se deslocava para o seu local de trabalho.
Viu o autocarro que circulava na A2 a pegar fogo e alertou o condutor para que parasse de imediato, mas este ignorou-o.
Insistente, o jovem angolano continuou a fazer sinais ao seu colega de estrada, todavia, como este continuava a não dar sinal de abrandamento, Tiago arriscou a sua vida fazendo uma manobra perigosa.
Colocou a sua viatura a frente do autocarro para forçar a paragem do transporte escolar até que o outro condutor cedeu.
Em declarações a OPAÍS, via telefónica, contou que correu imediatamente para alertar o condutor sobre a situação.
Este, vendo as chamas, preocupou-se primeiro em ligar para os bombeiros e procurar um extintor de incêndio. Dada urgência, o angolano insistiu que as crianças tinham que ser retiradas imediatamente do veículo.
“Ele não aceitou e disse que tínhamos que esperar. Eu respondi que entraria e que se quisesse podia-me denunciar à Polícia quando chegasse. Entrei no autocarro e comecei a retirar as crianças em grupos, levando-as a uma distância de mais de 100 metros do local do sinistro”, explicou.
Depois desse processo, o destemido jovem regressou ao autocarro e fez uma vistoria para se certificar de não haver alguém escondido debaixo dos bancos. Não encontrando ninguém, começou a retirar os pertences dos estudantes da Erich-Klausener-Schule até às chamas atingirem o depósito. De seguida o autocarro explodiu, estando ele, as 65 crianças, o condutor e a vigilante escolar distantes do local do fogo.
Homenagem inesperada
Quando os bombeiros chegaram, prestou depoimentos e seguiu o seu caminho para o local de trabalho. Os meios de comunicação social, ao saberem do incêndio, correram para o local e souberam dos bombeiros que o herói do “filme” já se tinha ido embora.
“Pediram o meu contacto e até hoje não paro de receber convites para entrevistas. Já apareci em vários canais de televisão, rádio e jornais da Bélgica”, contou.
Nascido no bairro Maculusso, em Luanda, o jovem, residente na Alemanha há mais de 20 anos, pai de cinco filhos, será homenageado pela escola na presença das crianças e dos pais destas, hoje. Tiago disse ainda que já foi contactado pela empresa fabricante do autocarro e por representantes do Estado para o homenagearem.