O deputado da UNITA , Adalberto da Costa Júnior, disse recentemente que concorda com a implementação do IVA, mas, mais do que isso, o também líder da bancada parlamentar da UNITA defende que seria importante que o Governo prestasse contas sobre o repatriamento de capitais.
“Nós temos uma grande opção a que o Governo não está a deitar a mão: a recuperaração dos roubos”, disse Costa Júnior.
Para o deputado da UNITA a lei do repatriamento de capitais “não está a funcionar” e que “o Governo não está a ser transparente”, nesta matéria.
Diz que que do debate público e de conversas que tem tido com empresários, o País está muito dependente deste encaixe.
Por outro lado, no que toca ao propolado IVA sabe-se que a proposta de alteração da lei que altera o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) vai a debate no dia 15 de Julho na Assembleia Nacional.
Alexandre Sebastião, líder da bancada parlamentar da CASA-CE, considera que “dado que é um elemento novo” que não “entrou de imediato num terreno fértil” é aceitável para a coligação eleitoral que o IVA possa vir a ser implementado em Janeiro do próximo ano.
O líder da bancada parlamentar do partido do poder, Américo António Cuononoca, opta por se referir “ao trabalho com afinco” que os parlamentares têm de produzir até 15 de Agosto, altura em que se dá por terminada a 2.ª sessão da IV legislatura.