0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

António Costa demite e nomeia dois secretários de Estado

Data:

O primeiro-ministro decidiu esta terça-feira a saída de João Neves do Governo. A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, também deverá sair.

O secretário de Estado da Economia, João Neves, vai sair do Governo. A decisão foi tomada pelo primeiro-ministro e comunicada esta terça-feira ao referido governante.

Além de João Neves é também expectável a saída de Rita Marques da secretaria de Estado do Turismo. A opção por afastar João Neves, que tinha estado no anterior elenco governativo do PS, deve-se a divergências de fundo com o atual ministro da Economia, António Costa Silva.

A saída de Rita Marques deve-se a motivos idênticos.

O primeiro-ministro, António Costa, deverá comunicar entre hoje e amanhã as mexidas no Governo ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e indicar os seus substitutos.

Desta forma, António Costa Silva terá uma equipa praticamente nova excetuando o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, que se mantém em funções. Recentemente, na sequência da polémica relativa ao IRC, o titular da pasta da Economia chegou a ser dado como remodelável. Esta opção significa que o primeiro-ministro mantém a confiança no governante.

Já há novos secretários de Estado da Economia e do Turismo

António Costa indicou ao Presidente da República a identidade dos novos governantes, Pedro Cilínio e Nuno Cardona de Almeida.

Pedro Miguel Ferreira Jorge Cilíno vai ser o novo secretário de Estado da Economia e Nuno Jorge Cardona Fazenda de Almeida será o novo titular da pasta do Turismo, Comércio e Serviços. Pedro Cilínio substitui João Neves e Nuno Almeida ocupa a pasta deixada vaga por Rita Marques.

Uma outra mexida no Executivo tem a ver com a passagem do até agora secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, para secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, na sequência da demissão de Miguel Alves.

No meio de todas estas nomeações falta agora saber quem será o novo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Pedro Cilínio estava desde 2006 no IAPMEI, onde exercia o cargo de diretor na área de sistemas de incentivos ao investimento em inovação, qualificação e I&D nas empresas, onde implementou iniciativas de reengenharia de processos de negócio suportados na desmaterialização e criação de canais eletrónicos de interação.

Nuno Cardona de Almeida era até ao momento deputado do PS, eleito pelo círculo de Castelo Branco. 

A tomada de posse dos três secretários de Estado está marcada para esta sexta-feira, 2 de dezembro ao meio-dia.

Noticias ao minuto

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...