Espera-se que o especialista em segurança cibernética dos EUA, James Whitehead, em breve se envolva em actividades de lobby em nome do parlamento angolano nos Estados Unidos.
Segundo apurado, no mês passado, o mesmo registrou sua empresa Millennium Technologies na unidade FARA (Foreign Agents Registration Act) do departamento de Justiça dos EUA como representante do comércio angolano com os EUA.
Os detalhes do acordo ainda não foram finalizados. Com sede em Atlantic City, em Nova Jersey, há mais de 20 anos, a Millennium Technologies oferece serviços de consultoria em gerenciamento de dados e inteligência artificial e trabalha com clientes nos sectores público e privado, de acordo com o seu site.
Desde 2020, Whitehead, de 66 anos, também lidera o RX5 Cyber EnVision Center, uma ONG ligada à Equipe de Resposta de Ajuda Humanitária dos EUA.
No mesmo ano, concorreu sem sucesso aos democratas na eleição para prefeito de Atlantic City. Whitehead é um dos vários lobistas de Luanda registrados na FARA junto com Edward Newberry, sócio da empresa de consultoria Squire Patton Boggs.