O Banco Angolano de Investimentos (BAI) obteve um lucro de pelo menos 85,6 mil milhões de Kwanzas no primeiro trimestre de 2023, o que representa o aumento de aproximadamente 110%, face ao período homólogo cujo resultado foi de quase 40,7 mil milhões Kz.
A cifra obtida pelo BAI nos primeiros três meses de 2023, como espelham os dados preliminares, é o maior da banca no primeiro trimestre, ultrapassando assim o Banco de Fomento Angola (BFA), que sempre liderou a lista de instituições bancárias mais rentáveis do sistema.
O resultado do BFA, no período em referência, cifrou-se em pelo menos 34,3 mil milhões Kz, o que reflecte um aumento de aproximadamente 11%, quando comparado ao exercício homólogo. Os indicadores dos dois últimos anos indicam que o BAI leva a melhor no princípio do ano económico, mas acaba ‘perdendo’. Mas, o crescimento de 110% contra 11% verificado no primeiro trimestre de 2023, segundo a crítica, poderá pesar no resultado do final de exercício.
O BAI já ‘desalojou’ o BFA da lista de maior banco em activo. A instituição cuja Comissão Executiva é presidida por Luís Lélis também detém a maior carteira de títulos e valores mobiliários da banca. Ainda no primeiro trimestre de 2023, o BAI registou um crescimento de quase 110% (pelo menos 3,2 biliões Kz) no activo, em relação ao período análogo. No BFA o aumento foi de aproximadamente 10% (2,5 biliões Kz).
Quanto ao apoio à economia, o BAF ainda está melhor em relação ao BAI. A carteira de crédito ficou cifrada em perto de 445,8 mil milhões Kz, ao passo que a do concorrente imediato 408,3 mil milhões Kz. O rácio de transformação de depósito em crédito do BFA, no primeiro trimestre de 2023 fixou-se em aproximadamente 22%; do BAI quase 16%.
As duas sociedades bancárias, à semelhança dos cinco últimos exercícios económicos, investiram mais em títulos da dívida pública (crédito ao Estado). No BAI, a carteira de títulos e valores mobiliários ficou quantificada em pelo menos 1,5 biliões Kz, um aumento de perto de 39%.
A carteira de títulos e valores mobiliários no BFA ficou cifrada em pelo menos um bilião de Kz, o que representa uma diminuição de 7,2%. No primeiro trimestre de 2023, a dívida pública no BAI representava quase 47% do activo; no BFA aproximadamente 38%.