Denominada “Crédito Campanha Agrícola 2024”, a linha de financiamento visa potenciar agricultores e demais produtores que necessitam de apoio adicional para produzir e comercializar grãos e cereais.
O Banco Angolano de Investimentos tem disponíveis 43 mil milhões de Kwanzas para apoiar agricultores e demais produtores que operam no sector, que apesar disto precisam de mais condições para investir na próxima campanha agrícola, de acordo com uma nota do referido banco comercial.
“Para a análise individual do montante a financiar serão levadas em consideração as necessidades comprovadas da empresa para pagamento de despesas com a preparação de terrenos para o cultivo de grãos e cereais”, lê-se no documento.
SEGUNDO O FINANCIADOR, CADA CREDOR PODE SOLICITAR ATÉ 500 MILHÕES DE KWANZAS PARA CADA PROJECTO, SENDO QUE NO CASO DE MONTANTES SUPERIORES AO INDICADO, “DEVERÃO SER SUBMETIDOS À APROVAÇÃO”.
NO ENTANTO, O BANCO COMERCIAL DEIXA CLARO QUE “ESTARÃO CONDICIONADOS A ADERIR A ESTA LINHA DE FINANCIAMENTO CLIENTES QUE NÃO TENHAM CUMPRIDO ESTRITA E RIGOROSAMENTE AS REGRAS CAMBIAIS EM VIGOR NO PAÍS, OS QUE TENHAM PROCESSOS PENDENTES QUE COMPROVEM A ENTRADA DE BENS E SERVIÇOS NO PAÍS, BEM COMO AQUELES QUE AGUARDAM DECISÃO DE PROCESSOS DE CONTENCIOSO TRIBUTÁRIO”.
A dinâmica do banco alinha-se a estratégia do Executivo no que ao fomento do sector produtivo diz respeito, com particular realce para o sector da agricultura e industria transformador.
Em Julho deste ano, o Executivo, através do ministro de Estado da Coordenação Económica, José de Lima Massano, anunciou medidas de emergência de curto e médio prazo que visam garantir potenciar o sector privado no sentido de exercer um papel “mais relevante” em todo o processo do crescimento económico nacional, para atenuar condição de vida das populações.
JA