O Banco BIC já desembolsou 30 mil milhões de kwanzas para o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), de acordo com o administrador Executivo.
Jorge Veiga, que falava, nesta sexta-feira, à margem do 3º Fórum “Banca e Seguro”, realizado pela Associação de Jornalistas Económicos (AJECO), disse que foram atendidas, com esses recursos, 43 projectos ligados Àgricultura, Pecuária, Pescas e outros, para responder ao apelo do Executivo de substituição das importações e aumentar a produção nacional.
O administrador executivo manifestou a disponibilidade do seu banco em ajudar o país a atingir a diversificação da economia e a auto-suficiência alimentar, apesar das dificuldades da banca com alguns pequenos agricultores com a apresentação de constituição legal.
Esta situação actual, reforçou, resulta do facto dos empresários optarem pela adesão de um crédito sem possuírem uma estratégia clara para o alcance das metas pretendidas. “Os grandes empresários agrícolas são importantes para o desenvolvimento, mas a economia do país faz-se, igualmente, com os pequenos empresários e com as famílias”, disse.
Para o administrador, a questão da garantia não constitui embaraço para que as instituições financeiras deixem de conceder créditos aos agentes económicos, porém, “é necessário que os bancos ajam com alguma cautela”.
JA