0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Banco Montepio vende a última participação que tinha no Finibanco Angola

Data:

Está concluído o processo da venda do Finibanco, com a compra pelo Acess Bank, no valor de nove milhões de Kwanzas, ao grupo português Banco Montepio que detinha o negócio.

O Grupo Banco Montepio concluiu o processo de venda do Finibanco Angola ao vender a participação de 29,22% do capital social ao Access Bank.

É por meio de um comunicado, citado pela Lusa, que o Grupo anunciou a venda por 9.046.807 milhões de kwanzas, com o contravalor de 10 milhões de euros, da participação que ainda detinha no Finibanco.

“O impacto desta transação nos resultados líquidos consolidados do Banco Montepio face às demonstrações financeiras de 30 de Junho de 2023 foi de -86 mil Euros, tendo a solvabilidade sido reforçada com um impacto favorável no rácio de capital total, estimado em base proforma no final do primeiro semestre de 2023, de 8 pontos base, espoletado pela diminuição dos ativos ponderados pelo risco”, refere.

Na nota o grupo também refere que com a alienação de toda a participação no Finibanco Angola, deixa de ter qualquer exposição no mercado angolano.

A instituição financeira diz ainda que com esta venda “materializa a sua estratégia de simplificação da estrutura societária do Grupo e enfoque no mercado doméstico, reforçando, também, o rácio de capital em 24 pontos base”.

Em Julho, numa comunicação enviada à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Banco Montepio anunciou ter concluído a venda de 51% do capital social e dos direitos de voto que detinha no Finibanco Angola ao Access Bank, pelo valor de 17,2 milhões de euros.

O Banco Montepio explicou que com a operação perdeu o controlo da subsidiária, mantendo uma participação equivalente a 29,22% do capital social do Finibanco Angola (FNBA).

“O Grupo Banco Montepio concluiu a venda de 51% do capital social e dos direitos de voto que detinha no Finibanco Angola (FNBA) ao Access Bank, pelo valor de 15.790.115 milhares de kwanzas, com o contravalor de 17,2 milhões de euros”, informa.

Em Outubro, o Banco Montepio anunciou que vendeu a participação que detinha no Finibanco Angola (FNBA) ao nigeriano Access Bank, mas não esclareceu qual a participação que detinha.

Jornal Económico

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...