O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) informa que, com o propósito de facilitar o processo de financiamento de empresários angolanos ao abrigo da linha de Crédito do Deutsch Bank (DB), foi alargada a lista de países fornecedores de equipamentos, podendo os mesmos serem identificados pelos proponentes dos projectos.
Neste sentido, foram incluídos entre os fornecedores de contratos de importação empresas portuguesas que passarão a exportar também com um valor mínimo de cinco milhões de euros (2 723 milhões de kwanzas), tal como acontecia até aqui para contratos oriundos de Espanha. Nos outros países o valor mínimo de importação mantém-se nos 10 milhões de euros (Kz 5 447 milhões).
Com esta alteracção, fruto das negociações iniciadas pelo BDA, fica removido o requisito de obrigatoriedade de apresentação de um exportador ou fornecedor principal que seja cliente do DB para financiamento dos contratos de exportação. A lista de fornecedores inclui outros países fornecedores, desde que os mesmos sejam membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Apoio do Deutch Bank
A linha de crédito do Deutsch Bank (DB) tem como objectivo promover e apoiar o sector privado angolano na importação de equipamentos, bens ou serviços imprescindíveis a implementação de projectos de investimento. Financia contratos de Exportação/ Importação para fornecimento de equipamentos, bens ou serviços. Também opera na realização de projectos chave na mão/ Turnkey Contracts/EPC Agreements; Prémios de Seguros de Crédito (Aplicáveis para financiamentos com cobertura de ECA’s*); e honorários ou despesas inerentes aos contratos de Importação/Exportação.
Integram o leque de sectores prioritários financiados pela linha a agricultura, pecuária, agro-indústria, pesca, indústria Transformadora e indústria mineira. Entre as vantagens desta linha de crédito consta a disponibilidade de moeda estrangeira para a importação, o reembolso do valor do crédito concedido é efectuado em moeda nacional (Kwanza) ao câmbio do dia da contratualização da operação, sem alterações cambiais, a realização de desembolsos por meio de pagamentos directos ao exportador pelo DB, pressupondo economia de tempo e redução de custos ao promotor; e a realização de reembolsos semestrais.
JA