O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se do funcionamento da fazenda Filomena, na comuna do Panguila, província do Bengo, vocacionada para o apoio à produção local.
A fazenda, uma das unidades de referência local, produz diariamente 800 mil ovos, 150 toneladas de ração para aves e 30 toneladas de fertilizantes orgânicos.
O Titular do Poder Executivo, que efectuou uma visita de trabalho de 48 horas ao Bengo, cujo ponto alto foi a reunião do Conselho de Governação Local, visitou uma das unidades do Pólo Industrial da Sino Ord, na comuna da Barra do Dande, que produz diariamente 30 mil metros quadrados de mosaico e 35 mil m2 de azulejo.
No Pólo estão igualmente instaladas uma fábrica de papelão e outra de esmalte para apoio à fábrica de cerâmica, que produz mosaico e azulejo.
O empreendimento, instalado numa área de 400 hectares, criou dois mil 500 postos de trabalho directos.
Com uma previsão de investimento de 500 milhões de dólares americanos, está ainda prevista a instalação de 10 fábricas no referido espaço, contando, para o efeito, com o concurso de investidores estrangeiros, de acordo com o administrador da unidade, Vivaldo Ramos.
No primeiro dia da sua jornada de trabalho, visitou a empresa Novagrolíder e as obras das infra-estruturas integradas de Caxito, bem como manteve encontros com diversas entidades representativas da sociedade na província do Bengo.
João Lourenço fez-se acompanhar da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e de membros do governo.
Angop