O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou multas no valor de 429 milhões e 100 mil kwanzas (Kz) a instituições financeiras bancárias (IFB) e não bancárias (IFNB), por infracções diversas cometidas no segundo trimestre deste ano.
Às instituições financeiras bancárias, o BNA instaurou 280 processos, dos quais 36 foram concluídos e resultaram em multas no valor de 392 milhões de kwanzas.
Em relação às instituições financeiras não bancárias, o Banco Central abriu 164 processos, mas encerrou apenas 17 que resultaram em 37 milhões e 100 mil kwanzas.
As multas correspondem a incumprimentos de natureza diversa, relacionadas com prazo de reporte do limite da posição do limite cambial, dos limites para execução de operações cambiais de mercadoria, de normas sobre produtos e serviços financeiros colocados à disposição dos consumidores.
Foram ainda aplicadas multas devido a incumprimentos de normas sobre o registo de membros dos órgãos sociais, sobre a circulação monetária, de procedimentos sobre reporte dos créditos ao sector da economia, entre outros.
No primeiro trimestre deste ano (Janeiro a Marco), as multas e medidas sancionatórias resultaram em 319,4 milhões de kwanzas aplicados contra instituições financeiras bancárias e não bancárias.