0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

BNA aumenta taxa básica de juro para 18% e prevê inflação de 19,5% até ao final do ano

Data:

Para travar o aumento dos preços, banco central aperta política monetária, num cenário marcado pela crise cambial, com a depreciação do kwanza, seguido do aumento do preço da gasolina, que fizeram acelerar a taxa de inflação. A taxa de inflação projectada pelo BNA está acima da meta do Governo que espera uma inflação de 17,8%.

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu subir a taxa de juro directora (taxa BNA) para 18% face os 17% anteriormente definido, informou o governador do Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, durante a conferência de imprensa, realizada hoje em Luanda.

Igualmente o CPM decidiu aumentar a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez de 17,5% para 18%, bem como a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez em para 17,5%.

De acordo com o governador do BNA, a decisão tomada sustenta-se na trajectória crescente da taxa de inflação que fixou em 16,58% em Outubro. Assim, o banco central espera uma taxa de inflação de 19,5%, acima dos 17,8% aguardada pelo Governo, depois de ver sua meta furada duas vezes neste ano.

Expansão

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Nova rede social de Mark Zuckerberg supera X de Elon Musk em utilizadores diários

Em agosto de 2025, a rede social Threads assumiu...

Angola entre os 5 países africanos com o diesel mais barato em 2025

Com o litro a preços controlados, Angola posiciona-se como...

Nigéria acelera para a soberania automóvel: ex-executivo da Mercedes desafia Toyota com viaturas “Made in Africa”

Ajayi Joshua Oluwatobi, antigo quadro sénior da Mercedes-Benz na...