A Sandbox Regulatória vai facilitar o processo de avaliação e teste de novos modelos de negócios e tecnologias em desenvolvimento em Angola, informa uma nota do Banco Nacional de Angola (BNA).
O lançamento oficial da solução tecnológica está previsto para esta sexta-feira, 13, com a qual se pretende acompanhar a evolução e modernização dos sistemas de pagamentos do país, como se pode ler no site da instituição.
O BNA quer responder prontamente os desafios que as fintech e instituições financeiras têm enfrentado no âmbito da inserção de novos produtos e serviços inovadores no mercado financeiro.
Segundo a nota, a plataforma digital vai disponibilizar um determinado número de vagas anuais e uma estrutura constituída por quatro etapas de trabalho, não especificadas. Incluem portanto, 10 projectos seleccionados mediante candidatura prévia, com sessões sobre a regulamentação para obtenção de licenças e mentorias para a definição de uma estratégia de crescimento no mercado.
“A introdução da Sandbox Regulatória no ecossistema financeiro vem propiciar a criação de um canal activo onde a entidade reguladora e os inovadores poderão interagir e cooperar”, lê-se na nota.
A cooperação vai permitir rever e implementar novas normas como a melhoria do acesso aos serviços financeiros digitais, facilitar o processo da entrada de novos produtos e serviços no mercado, bem como aprimorar a regulamentação e os processos de supervisão do Banco Central.
Economia e mercado